Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp realizam solenidade de posse da gestão 2023-2024

A Abrapp inicia um novo ciclo de avanços nas importantes pautas do setor com a posse dos novos dirigentes para o biênio 2023-2024. A solenidade de posse foi realizada no Teatro Sheraton no WTC Hotel (Av. das Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo) na noite de quarta-feira (01/02).

À frente da gestão no próximo ano, foi empossado o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, da OABPrev-SP. No evento, ele agradeceu as entidades, dirigentes e autoridades presentes e destacou que o cenário de desafios e oportunidades dos últimos anos, também trouxe responsabilidades, sendo uma das principais a autorregulação, na qual a entidade foi exitosa na gestão de governança corporativa e no emprego de corretas ferramentas de controle. Também ressaltou o profissionalismo e reconhecido avanço na qualificação profissional proporcionado pelo trabalho da UniAbrapp.

Em seu mandato, a entidade estará concentrada em apoiar a transformação digital do setor, com ferramentas que possibilitem a redução de custos sem perda da qualidade do serviço prestado, além da simplificação de processos, pelo uso intensivo de tecnologia. O objetivo é gerar economia para as associadas, que serão estimuladas a se utilizar de serviços e ferramentas que a Abrapp coloca à disposição, com compensações como cashback.

“Mais do que nunca, a Abrapp saberá ouvir as associadas, um compromisso que a gestão de 2023-2024 assume e valoriza. Quero registrar satisfação em fazer parte de colegiados tão nobres, e meu agradecimento a Deus por atuar em uma atividade que busca a dignidade das pessoas através da efetiva proteção previdenciária”, afirmou Biagi.

Durante a solenidade, ele destacou que o sistema passa por um momento de retomada de seu crescimento, com a reinvenção da previdência privada, diante de uma nova realidade nas relações de trabalho e emprego. A Abrapp trabalhará em prol do fomento dos planos Setoriais, Instituído, Corporativo, Família e Entes Federativos. “Temos projetos que visam melhorias no tratamento tributário e não geram renúncia fiscal. São importantes para que mais pessoas possam ter planos previdenciários”, pontuou.

Por isso, entre as missões da gestão que inicia, está o estreitamento do relacionamento com o governo, não só pelo acompanhamento das centenas de projetos em tramitação, mas também pela participação na criação de projeto de lei complementar, que trata de harmonização de entidades de previdência complementar fechadas e abertas.

“Precisamos de tratamentos de entidades de forma diversa. O tratamento normativo de plano BD não pode ser o mesmo de plano CD. O que é melhor para uma entidade instituída, pode não ser melhor para entidade patrocinada. Um dos pontos em que temos primordial atenção nesse ano é a questão da solvência e os critérios de risco para adequação de déficit e distribuição de superávit”, afirmou. Outro ponto que estará em discussão em termos de estabilidade normativa e segurança na gestão desses planos, é a Resolução CMN 4994/22 em relação aos ativos, e imóveis, além de regras para o investimento no exterior.”

Durante a cerimônia, também foram empossados os seguintes Diretores Vice-Presidentes: Regional Centro-Norte – José Roberto Peres, Ceres (titular) e Silas Devai Jr, Viva (suplente); Regional Leste-Sudeste – Luiz Carlos Cotta, Capital Prev (titular) e Luciana Marques de Sá, Previndus (suplente); Regional Nordeste – Roberto de Sá Dâmaso, ECOS (titular) e Alexandre Araújo de Moraes, Compesaprev (suplente); Regional Sudoeste – João Carlos Ferreira, Value Prev (titular) e Keiti Bianconi, Metrus (suplente); Regional Sul – Cláudia Trindade, Fusan (titular) e Regídia Alvina Frantz, Previsc (suplente).

Novo Conselho Deliberativo

Como novo Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, foi escolhido o nome de Luís Ricardo Martins (MAG Fundo de Pensão) e Vice-Presidente, Edecio Brasil (Valia). Além de Luís Ricardo Martins e Edecio Brasil, também compõem a mesa Diretiva do Conselho Deliberativo o primeiro-secretário Walter Mendes (Vivest) e segundo secretário, Reginaldo Camilo (Fundação Itaú Unibanco). Como novo Presidente do Conselho Fiscal da Abrapp foi definido o nome de Celso Ribeiro de Souza (Previg).

Em sua posse como Presidente do Conselho Deliberativo, Luís Ricardo Martins, lembrou dos desafios enfrentados pelo setor como um todo durante seu mandato como Diretor-Presidente, como um impeachment de Presidente da República e, depois, a extinção do Ministério da Previdência, que seguiu dessa maneira até o momento do atual governo. “Queremos uma Previc forte, como órgão de Estado, para o fortalecimento desse segmento”, afirmou.

Ele lembrou que, durante a sua gestão, a Abrapp passou a um patamar superior. “Agora, temos que subir a régua”, disse. Segundo ele, ao longo dos anos, a entidade conseguiu aproximação com STJ e o reconhecimento das peculiaridades, complexidade e aplicação dos princípios do segmento. “Mas permanecem os desafios. O fomento foi grande tema, com a profissionalização e flexibilização para um sistema que precisava se reinventar”, completou.

Passam a fazer parte do Conselho Deliberativo da Abrapp, a Centrus, Funcef, Funpresp-Jud, Previ, Petros, Valia, MAG Fundo de Pensão, Neos, Fachesf, Previbosch, Visão Prev, Vivest, Fundação Itaú-Unibanco, Fundação Família Previdência, Fundação Copel. Os membros suplentes para o CD da Abrapp são os seguintes: Funpresp-Exe, Forluz, Fundação Nestlé, OABPrev-SC e Fibra. Os titulares para o Conselho Fiscal da Abrapp são os seguintes: Previg, Eletros e Preves. Já os suplentes para o CF da Abrapp são as seguintes entidades: Aceprev, OABPrev-RS e Fundação Sicoob.

Sindapp

Tomaram posse na Diretoria do Sindapp o Diretor-Presidente – Carlos Alberto Pereira, da Sias; Diretor Vice-Presidente – José Manuel Justo Silva, da OABPrev-PR; Diretor-Executivo – Ocione Marques Mendonça, da Capef.

Carlos Alberto Pereira disse que o Sindapp continuará à frente das negociações como um sindicato forte, atuando na representação judicial e extrajudicial. “No atual cenário político, que favorece o ativismo sindical, a tarefa do Sindapp será ainda mais fundamental pelos próximos anos. As negociações vão exigir ainda mais conhecimento e habilidade para chegarem a contento. Destacamos a importância da estabilidade jurídica para o sistema e o sindicato ajudará a buscar relação jurídica mais segura”, disse.

José de Souza Mendonça, que terminou seu mandato como Diretor-Presidente do Sindapp na gestão anterior, disse que o sindicato encerrou os últimos três anos com a entrega de 93% das ações do planejamento estratégico. “O Sindapp participou de iniciativas marcantes, como a autorregulação, e ajudou sobremaneira a tarefa de elevar o sistema ao nível mais alto de reconhecimento”, disse.

ICSS

O novo presidente do ICSS, Guilherme Velloso Leão, da Mais Previdência, destacou a retomada consistente do sistema por meio da união de esforços da Abrapp, ICSS, Sindapp e UniAbrapp. “Que nessa gestão, juntos, sejamos capaz de assegurar o crescimento e fortalecimento da previdência complementar fechada. A cada dia cresce o número de planos e número de participantes, bem como a qualidade de seus gestores e conselheiros, comprovadamente capazes de oferecer gestão qualificada, transparente e responsável”, afirmou.

Ele destacou que nos últimos três anos, o ICSS ultrapassou a marca de 9.200 profissionais certificados e 6.200 recertificados. “Na pandemia, valorizamos os cursos online e educação à distância, sem perder de vista incentivo à certificação. Também criamos o código de ética do ICSS valorizando imparcialidade, independência e inexistência de conflito de interesses nos processos de certificação do instituto”, disse. A meta é ampliar a oferta de iniciativas aceitas pelo PEC e a agenda terá, ainda, novas soluções de certificação profissional, além do aperfeiçoamento dos canais de relacionamento com o público, por meio de plataformas mais acessíveis em termos de inovação e suporte tecnológico.

“A meta da nova gestão é compartilhar know-how e ingressar em novos mercados. Já fizemos avanços, com a aprovação pela Unidas da proposta do processo de certificação para profissionais de autogestão em saúde. Em estágio adiantado, está o reconhecimento do ICSS como entidade certificadora junto à comissão de credenciamento e avaliação do RPPS”, afirmou.

Também foram empossados os seguintes membros da nova Diretoria Executiva do ICSS: o Diretor Executivo, Carlos Henrique Flory, da Prevcom; e a Diretora Executiva, Marta Denise Maidanchen, da Quanta Previdência.

UniAbrapp

Em posse como nova Diretora-Presidente da UniAbrapp, Claudia Trindade, da Fusan, afirmou que a universidade, em quase oito anos de existência, somou mais de 25 mil inscrições nos 975 cursos oferecidos. “Chegamos ao momento em que somos reconhecidos como referência. Temos oferecidos treinamentos com títulos inéditos, trazendo para mais perto temas como exercício da liderança, transformação digital, cultura comercial, metodologias ágeis e comunicação. Questões que despertam para tendências que logo estarão presentes no dia a dia. Pessoas preparadas e processos produtivos são centrais em uma nova era, onde o aprendizado alimenta experiências exitosas, inovação efetiva e transformação”, afirma.

Luiz Paulo Brasizza, Diretor-Presidente da UniAbrapp na gestão de 2020-2022, lembrou que a educação financeira e previdenciária é o caminho para uma pessoa encontrar liberdade e dignidade na vida pós-laboral. “Se puder fazer uma comparação do que a UniAbrapp realizou em seus anos de existência, exemplificaria com a criação de um carro: no início foi apenas um sonho, um projeto, que ao longo das gestões foi construído. O desafio era criar um veículo com visual inovador, com as mais novas tecnologias, e objetivo foi vencido quando implementamos na UniAbrapp os cursos voltados para as trilhas de conhecimento, que atenderam todas as demandas das entidades fechadas de previdência complementar”.

Também passam a fazer parte da Diretoria Executiva da UniAbrapp, Liane Câmara Matoso Chacon, da Néos e Vice-Presidente da UniAbrapp, e o Diretor Executivo Sérgio Wilson Ferraz Fontes, da Real Grandeza.

Na solenidade, também foram empossados os Conselhos Fiscais do Sindapp, ICSS e UniAbrapp, pela Eletros, Previg e Preves.

Shares
Share This
Rolar para cima