A Prece Previdência encerrou o ano passado superando as metas atuariais e referenciais de retorno dos seus planos de benefícios, registrando uma rentabilidade média de 12,74% no período. O desempenho foi superior à média conquistada por 127 entidades, de 12,40% no ano, de acordo com pesquisa da consultoria Aditus.
Com o resultado alcançado, o Plano PRECE CV, que vinha apresentando déficits nos últimos anos, não precisará implementar novas contribuições extraordinárias em 2025. De acordo com a entidade, a decisão reflete não apenas a boa performance dos investimentos, mas também a gestão responsável e transparente.
“Em um ano desafiador como foi 2023, com a economia global e local enfrentando várias provações, é com grande satisfação que recebemos o resultado da pesquisa realizada pela Aditus Consultoria, na qual a Prece demonstrou notável superação, alcançando um retorno médio em seus Planos de Benefícios de 12,74%, e superando a média dos 127 fundos pesquisados”, afirma Antonio Carneiro Alves, Diretor-Presidente da Prece Previdência Complementar.
De acordo com Alves, o resultado reflete o compromisso e eficácia na administração da entidade, marcando um ponto de destaque no esforço, dedicação e contínuo crescimento. “Tal resultado sublinha a qualidade da nossa gestão de investimentos e reafirma nosso compromisso com uma condução transparente e responsável, almejando um futuro sustentável para a Prece e todos os nossos Participantes e Assistidos”, analisa.
Resultados
O plano Prece CV CD teve desempenho de 13,13% em 2023. Já o Prece CV BD, de 12,76%. O resultado foi superior à meta atuarial de 8,22% para o ano, estabelecida a ambos planos. O plano Prece III (CD) teve resultado de 12,40% no ano, ante meta de 8,32%.
Com meta atuarial de 7,84% para o ano, os planos Prece IV (CD) e Prece II (BD) superaram as expectativas, com retornos de 12,57% e de 10,59% no ano, respectivamente. O plano Prece I (BD) não ficou atrás e teve desempenho de 11,34% em 2023, acima da meta de 7,89%.
Segundo Alves, os números reiteram o compromisso de uma gestão transparente, eficiente, responsável e, acima de tudo, comprometida com o futuro da Prece.
Em uma comparação realizada com fundos das 12 principais gestoras de Previdência Aberta de maior patrimônio líquido, os resultados dos planos de benefícios da Prece superaram a média em um horizonte de 60 meses, com retorno acumulado de 69,86% contra 42,45%.
“Cabe ressaltar que, mesmo tendo sido submetido a duas das maiores crises da história recente (subprime em 2008 e pandemia em 2020), a cota do plano Prece III alcançou um retorno acumulado desde o seu início, em 2006, de 130% do CDI até 2023”.