Artigo – Braslight: 50 anos com espírito jovem – por Luciano Molter*

A Braslight celebra uma longa jornada, construída com solidez e comprometimento. Em 2022, eram mais de R$ 3,5 bilhões de patrimônio, cerca de 10 mil participantes e mais de 9 mil dependentes, com R$ 314,8 milhões pagos em benefícios. Toda essa senioridade, no entanto, fez da fundação uma operação cada vez mais jovem, ágil e ousada com a segurança de quem conquistou seu lugar no mercado de Previdência Complementar e pode sonhar mais alto. 

Hoje, a Braslight está cheia de planos para o futuro, sempre focada em proporcionar excelência na gestão dos planos e no atendimento, com ênfase em inovação e humanização dos serviços. Posso dizer que alcançamos um excelente time, uma equipe enxuta, mas altamente profissional e motivada, que reúne a maturidade e a força de renovação necessárias às mudanças. E as mudanças serão cada vez mais constantes no nosso segmento.

Não à toa, a frase de efeito (slogan) da nossa campanha de 50 anos é “Movimentamos futuros”. Afinal, estamos em permanente movimento para aperfeiçoar processos e entregas aos participantes, investindo na qualificação da nossa equipe, na modernização dos recursos tecnológicos e na ampliação dos canais de comunicação com o público. A Braslight chega à maturidade com foco na transformação cultural necessária para crescer de forma sustentável.

Vários são os movimentos que podem demonstrar essa jornada de transformação– e pessoalmente me orgulho de estar na liderança da entidade para colaborar na superação desses desafios. Próximo de completar oito anos de Braslight como Diretor Presidente, tive a honra de presenciar a garra dessa equipe para corresponder às metas audaciosas do primeiro ciclo do planejamento estratégico em 2018  e seguir evoluindo e estabelecendo diretrizes cada vez mais desafiadoras. 

Hoje, vivendo o quarto ciclo, contamos com o envolvimento ativo de toda a equipe na elaboração do planejamento estratégico e alcançamos uma compreensão orgânica sobre quais são as nossas metas e como realizá-las em conjunto. 

O processo em curso de implantação do novo ERP, por exemplo, trouxe a revisão e padronização de processos e controles. Nossa Comunicação ganhou dimensão estratégica na organização, seja para o público interno ou externo, com destaque para o engajamento nas redes sociais, que hoje são importantes canais de permanente diálogo com nossos participantes e também instrumento de Educação Financeira e Previdenciária. 

Mais recentemente, o lançamento da Jornada ESG demonstrou o quanto a Fundação já estava alinhada com as mais modernas práticas de gestão do segmento. Nessa jornada estabelecemos novos desafios, mas também celebramos o que já praticávamos, com destaque para os investimentos em Fundos Florestais, que além de tudo, estão entre os mais rentáveis. 

São tantos os exemplos, que não cabe enumerá-los, para não correr o risco de deixar de fora contribuições relevantes de todas as gerências da fundação. A verdade é que amadurecemos como equipe, mas soubemos manter o espírito jovem de quem é movido pelo desejo de criar o futuro.

Acreditamos que a Previdência Complementar no Brasil vai desempenhar um papel cada vez mais determinante no futuro do país e estaremos presentes com profissionalismo e entusiasmo. A Braslight faz 50 anos orgulhosa de suas conquistas do passado, mas principalmente orientada pelo movimento do futuro. 

*Diretor Presidente da Braslight (ao centro da foto acima)

Shares
Share This
Rolar para cima