Artigo: Educação financeira deve envolver a todos – por Elisabete Teixeira*

De 18 a 24 de março acontece a 12ª edição da Global Money Week. Esta é uma campanha realizada globalmente e tem como objetivo promover a educação financeira de crianças e jovens. Em 2024, o tema da iniciativa é “Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro”.

Esta é uma temática que tem muita sinergia com o segmento de previdência complementar e conexão com o propósito da Valia de construir juntos o presente e um futuro melhores. Afinal, o comportamento financeiro do presente impacta diretamente os planos e sonhos do futuro.

Dentro da Valia, realizamos inúmeras iniciativas que contribuem para a educação financeira e previdenciária para crianças e jovens. Um exemplo prático é o Prevaler, nosso plano de previdência extensivo aos familiares dos participantes da Valia.

Com ele, é possível já iniciar o planejamento financeiro de crianças e jovens visando planos e sonhos do futuro. É importante destacar que, além disso, o Prevaler traz outras grandes vantagens, como rentabilidade acima da média do mercado e as menores taxas administrativas. Atualmente, cerca de 40% dos participantes do Prevaler são menores de idade, o que comprova a ampla aderência deste tipo de solução para este público.

Outra iniciativa importante é o ValiaVerso, a plataforma de educação totalmente digital e gratuita de educação financeira e previdenciária. Além de conteúdo e trilhas educacionais, são disponibilizados “quizzes” e jogos que têm grande apelo aos jovens. De acordo com a pesquisa Gen Z Expectations, 47% dos jovens entre 10 e 23 anos preferem estudar por meio de aplicativos, jogos e Youtube.

O Youtube, inclusive, é uma das estratégias de disseminação de conteúdo que a Valia utiliza, compartilhando vídeos e entrevistas no canal com o objetivo de trazer a educação financeira de forma clara e compreensível a todos os públicos de relacionamento. Levantamentos da própria plataforma mostram que os usuários brasileiros buscam o Youtube para aprender coisas do dia a dia (61%) e estudar (55%). Isto reforça a aderência de conteúdo de educação financeira no canal.

Também temos uma agenda perene de disseminação de conteúdo de educação financeira e previdenciária nas redes sociais, que são ambientes altamente utilizados pelos jovens para se relacionar e consumir informação.

Assim, buscamos desmistificar esse tema, que não deve ser um tabu e precisa estar acessível para todos, uma vez que as decisões financeiras dos adultos impactam toda a família no presente e como exemplo para as crianças e adolescente influenciando suas escolhas no futuro. O acesso à informação de qualidade e clara é um primeiro caminho para a maior conscientização financeira e, conforme o tema da Global Money Week, proteger o dinheiro e assegurar o futuro.

*Elisabete Teixeira é Diretora de Seguridade da Valia

Shares
Share This
Rolar para cima