Artigo: ESG e o pilar da Governança – por Paula Goto*

Paula Goto

Falando sobre a temática “ESG e o pilar da Governança”, participei da apresentação de resultados da Previ com os demais membros da diretoria executiva em São Paulo, em diálogo franco e direto com os associados.

A relação do associado com uma entidade fechada é das mais longevas que ele estabelece em sua vida, se iniciando no seu ingresso de carreira e mantendo continuidade mesmo depois da sua existência, mediante a proteção de seus beneficiários.

Na Previ, há 3 planos de benefícios atualmente. O Plano 1, o maior e mais antigo, com a quase totalidade dos participantes já em momento de recebimento de benefícios. O Previ Futuro, um plano em fase de acumulação, com a maioria na ativa. E, ainda, o Previ Família, feito para proteger também os familiares até 4º grau dos associados.

Para se ter uma ideia, no caso do Plano 1, um plano já fechado, que não aceita novos inscritos, há a previsão de pagamento de benefícios até 2100. Portanto, a nossa estratégia de longo prazo se conecta com o horizonte de nossos compromissos.

Daí decorre a necessidade e premência de modelos de governança robustos que permitam que a estratégia de longo prazo destas organizações seja bem delineada e respeitada no tempo. Assim é que conselho deliberativo, conselho fiscal e comitê de auditoria são órgãos de gestão, fiscalização e controle que são guardiões da estratégia.

A governança não somente organiza, mas racionaliza processos e fluxos na gestão dos negócios e nos controles, garantindo maior eficiência e níveis de controles suficientes e adequados. Neste sentido se inserem a atuação das 3 linhas de defesa, sendo a primeira as áreas de negócios, a segunda as áreas de controles internos e a terceira a auditoria interna. Nesta esteira se inserem os manuais de alçadas e procedimentos, segregação de funções e códigos de autorregulação.

Mas tão importante quanto todas estas medidas de aperfeiçoamento da governança são a transparência e prestação de contas na gestão.

Por isso, a Previ realiza periodicamente as “Apresentações de Resultados”, visando estar presente e dialogando diretamente com seus associados, detalhando a composição do resultado, compartilhando inovações na gestão, realizando atendimentos presenciais nos diferentes estados e ouvindo os participantes com foco em melhoria na geração e entrega de valor aos associados.

*Paula Goto é Diretora de Planejamento da Previ

 

Artigo publicado originalmente no LinkedIn

Shares
Share This
Rolar para cima