Tive a honra de representar a Vexty no lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, realizado na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (26/08). Esse momento marca um avanço institucional de grande relevância para o setor previdenciário, pois amplia o espaço de diálogo entre o Legislativo, as entidades representativas, especialistas e a sociedade civil, fortalecendo ainda mais um segmento que desempenha papel estratégico na formação de poupança de longo prazo no Brasil.
A previdência complementar fechada é, antes de tudo, um instrumento de proteção social. Hoje, são milhões de brasileiros que contam com essa proteção para garantir a dignidade e a segurança financeira no pós-carreira. Por isso, a criação da Frente Parlamentar deve ser celebrada como uma conquista coletiva. Ela consolida um canal permanente de diálogo político, levando em consideração o conhecimento técnico setorial, capaz de ampliar a visibilidade do setor, estimular a formulação de políticas públicas e fortalecer a sustentabilidade de longo prazo da poupança previdenciária.
Para a Vexty, participar desse lançamento foi motivo de grande orgulho. Reafirmamos, com isso, nosso compromisso em contribuir ativamente para o fortalecimento do sistema previdenciário brasileiro e para a expansão da sua cobertura, de modo que cada vez mais trabalhadores tenham acesso a um futuro mais estável e digno. Parabenizamos a Abrapp pelo trabalho realizado junto aos parlamentares para viabilização dessa Frente Parlamentar e aos deputados e senadores, pelo comprometimento com o desenvolvimento da Previdência Complementar Fechada no Brasil.
Acreditamos que a Frente Parlamentar será um fórum decisivo para o avanço das discussões relevantes que impactam diretamente nossos participantes e o conjunto da sociedade. É com esse espírito de colaboração e responsabilidade que seguimos atuando, convictos de que a previdência complementar é parte essencial da construção de um Brasil mais justo, equilibrado e preparado para os desafios das próximas gerações.
*Mauro Figueira é Diretor-Presidente da Vexty e Coordenador do Comitê de Ética da Abrapp