Artigo – Intercooperação: a força motriz do cooperativismo brasileiro – por Quanta Previdência*

O cooperativismo está consolidado como um dos pilares da economia no Brasil, com mais de 20,5 milhões de associados em 4.693 cooperativas, distribuídas em todos os estados e segmentos da atividade econômica, de acordo com dados do Anuário Coop 2023 desenvolvido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O sistema também é responsável por gerar mais de 524 mil empregos e alcançar um faturamento de aproximadamente R$ 656 bilhões. Se comparado ao PIB brasileiro, este valor representa 6% do total.

Mas diante deste cenário de crescimento e desenvolvimento, surge uma ação que torna o setor ainda mais pujante: a intercooperação. Baseada na colaboração entre cooperativas e entidades para atender as necessidades dos associados, ela tem se mostrado fundamental para o fortalecimento do cooperativismo.

Uma iniciativa que tem trazido resultados significativos é a intercooperação entre a Quanta Previdência e as cooperativas financeiras Unicred e AILOS. Quando foi criada, a Quanta explorou uma necessidade e uma dor latente de muitos cooperados, que não possuíam planejamentos para o pós-carreira ou mesmo para enfrentar as dificuldades de uma eventual invalidez e até mesmo a família em caso de morte.

A previdência associativa é vista, ainda hoje, como um “oceano azul de oportunidades” uma vez que esse modelo de previdência, “fechado” e “sem fins lucrativos”, consegue entregar soluções personalizadas, eficientes e, realmente, focadas da educação previdenciária e na geração de renda complementar para o futuro dos cooperados e das suas famílias.

Para a CEO da Quanta, Denise Maidanchen, este modelo defendido pela entidade, é o mais eficaz e sinérgico com o cooperativismo. “Esse modelo representa um diferencial em todas as fases da vida de um cooperado e da sua família. A Quanta já conta com mais de 34 mil menores de idade, filhos de cooperados, que iniciaram seus planejamentos através de seus pais, dado a preocupação dos mesmos com o futuro das pessoas que mais amam. Ou seja, a previdência oxigena o cooperativismo”, ressalta Denise.

Somente no sistema Unicred, mais de 45% dos seus associados contam com o plano de previdência Precaver, consolidando-se como a instituição financeira com a maior taxa de sucesso em planejamento previdenciário do Brasil. Segundo Denise, a previdência fechada ampliou a responsabilidade social do sistema.

No caso do sistema AILOS, que é instituidora do plano PREVCOOP há mais de 4 anos, com mais de 125 mil participantes com previdência, o que representa quase 90 mil cooperados protegidos e com planos para o futuro em construção.

Denise complementa ainda, que o sistema Unicred e AILOS são diferentes, mas os cooperados possuem a mesma necessidade de planejamento e proteção. “A Quanta respeita a singularidade e constrói planos que valorizam a marca das cooperativas e sua experiência, mas possui uma gestão de backoffice consolidada e eficiente, viabilizando ganhos de escala e de escopo, além de preservar a identidade, experiências e peculiaridades de cada sistema”.

Essa sinergia entre cooperativas permite a troca de conhecimentos, recursos e inovação, fortalecendo cada organização individualmente e o movimento cooperativo como um todo.

 

*Fundada em 2004, a Quanta Previdência possui atualmente cerca de 200 mil participantes e mais de 630 mil beneficiários cobertos.

Shares
Share This
Rolar para cima