Artigo: Previdência privada como aliada na realização de objetivos a longo prazo – por Luís Ricardo Martins*

Luis Ricardo Martins

O planejamento é parte fundamental para a realização de objetivos de longo prazo. E uma boa educação financeira e um produto de poupança adequado são as principais ferramentas que possibilitam o bom gerenciamento de um plano efetivo para o futuro, seja para uma construção, uma viagem em família, ou até mesmo para financiar uma faculdade para os filhos. Desta forma, buscar a melhor maneira de poupar esses recursos de acordo com cada realidade é o primeiro passo para a realização de um projeto.

Neste sentido, produtos de previdência podem ser uma alternativa para quem deseja começar a poupar e alcançar a estabilidade e liquidez no longo prazo.

No sistema fechado de previdência há modelos de planos oferecidos por diversas entidades que permitem começar a investir com valores iniciais baixos. Um desses modelos é o PrevSonho, que tem como foco a realização de um sonho ou conquista no médio prazo. Com ele, o participante pode utilizar parte das reservas acumuladas para financiar estudos ou uma viagem, por exemplo. A outra parte permanecerá na previdência para a realização de um sonho maior: assegurar a aposentadoria tranquila no futuro.

A educação previdenciária é um importante pilar da educação financeira e deve ser priorizada desde cedo. O jovem que administra com sabedoria as suas finanças e faz uma poupança previdenciária chegará à maturidade com a segurança de uma fonte de renda confiável e ainda poderá realizar sonhos em paralelo à jornada de aposentadoria.

Sendo assim, podemos dizer que ela deve estar presente na vida dos brasileiros, principalmente daqueles que desejam realizar um sonho a longo prazo. À vista disso, os planos de previdência, em conjunto com outras ações, podem ser considerados quando falamos em formação de poupança, tanto para auxiliar o participante a alcançar este objetivo quanto para a composição de uma renda estável no período de aposentadoria.

 

*Luís Ricardo Martins é Diretor-Presidente da Abrapp e Diretor Superintendente da MAG Fundos de Pensão. Foi Diretor-Presidente da OABPrev-SP e Vice-Presidente do Sindapp. Foi membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) e membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). 

Artigo publicado originalmente no site do Instituto de Longevidade MAG.
Shares
Share This
Rolar para cima