Capof, Fundação Libertas, Serpros e Value Prev conquistam troféu ouro do Selo de Engajamento Abrapp

O resultado das entidades que mais se destacaram na segunda edição do Selo de Engajamento Abrapp foi divulgado durante webinar realizado nesta quinta-feira (09/02). Capof, Fundação Libertas, Serpros e Value Prev conquistaram o troféu ouro do Selo de Engajamento. Representantes das entidades compartilharam as melhores práticas para atingir o nível de excelência nessa área (assista aqui ao vídeo).

Foram reconhecidas com o troféu prata, Pouprev, Previp, Quanta Previdência e Sistel. Já CE-Prevcom, Fundação Copel, Sias e Viva Previdência levaram o troféu bronze pelo seu desempenho destacado.

O Selo de Engajamento é um programa que nasceu em 2021 por iniciativa do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp e tem o objetivo de incentivar o maior engajamento dos colaboradores e equipes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário atual de mudanças aceleradas.

A segunda edição do programa Selo de Engajamento Abrapp contou com mais de 60 entidades inscritas. A pesquisa foi realizada em 2021, conduzida pela consultoria Numera. Neste ano, a premiação inovou com a adição da categoria “micro”, somada a pequeno, médio e grande portes. E toda as entidades que atingiram o nível satisfatório de engajamento de seus colaboradores foram certificadas com o Selo de Engajamento Abrapp.

Engajamento para alto desempenho – Na abertura, o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas de Biagi, agradeceu a todas as associadas que participaram desta iniciativa, executada pelo Comitê de Gestão de Pessoas. Ele destacou a dedicação dos membros desse colegiado, profissionais de EFPCs altamente capacitados e que doam seu tempo para pensar em ações que geram melhorias para todo o quadro associativo.

Em um cenário em que o Estado diminui sua capacidade de proteção social, Jarbas ressaltou a importância da previdência complementar para assegurar o futuro dos brasileiros, indo muito além dos 7 milhões de pessoas já alcançadas. Há produtos para isso, com os planos patrocinados, planos família e o plano instituído corporativo.

Cumprir essa nobre missão exige engajamento e integração de todos que atuam nas EFPC. “Assim como o corpo humano precisa ter seus membros em harmonia, conhecer e integrar a visão dos colaboradores é fundamental para que as entidades desempenhem suas atividades com alto nível de excelência”, completou Jarbas.

Futuro passa pelo crescimento – Cláudia Trindade, Vice-Presidente da Abrapp e Diretora responsável pelo Comitê de Gestão de Pessoas, ressaltou que o futuro das EFPCs e do setor passa pela necessidade de crescimento. Ela lembrou que o sistema soma patrimônio de R$ 1,3 trilhão, equivalente a 14% do PIB – percentual que não evoluiu e até decresceu um pouco ao longo de duas décadas.

Para mudar esse quadro, é necessário ter o fomento da previdência complementar com educação financeira e previdenciária, mas também com a mudança de mentalidade das equipes e a implantação da cultura comercial. “Mas nada disso acontecerá se os profissionais não estiverem engajados com a missão, a visão e o propósito das nossas entidades, que é cuidar de pessoas”, completou Cláudia.

A dirigente ressaltou que o programa do Selo de Engajamento é oferecido gratuitamente às entidades e possibilita que as EFPCs se conectem e se organizem para ter colaboradores mais envolvidos e comprometidos com essa causa. Ela agradeceu a Simone Castelão, responsável por coordenar o Comitê de Gestão de Pessoas, e a Cláudio Lopes e Elidiane Gomes, membros que lideram o projeto do Selo de Engajamento.

Melhores práticas compartilhadas – Engajamento é a combinação de entusiasmo, desempenho e foco, resumiu Giovani Buchelt, Diretor de People Analytics da Numera, em sua palestra durante o webinar. Ele observou que empresas com alto nível de engajamento de seus colaboradores tem 85% menos absenteísmo, são 18% mais produtivas e apresentam 23% mais lucros, além de menores índices de rotatividade, erros e acidentes de trabalho. “É inegável que existe uma ligação entre engajamento dos colaboradores e empresas com desempenho positivo”.

Cláudio Lopes e Elidiane Gomes ressaltaram que o Selo de Engajamento é uma ferramenta que está à disposição de todas as associadas. As que participaram da pesquisa receberão o relatório e o acesso ao dashboard completo com os resultados gerais e os seus próprios, para traçar planos de ação. “Isso é fantástico para o RH das entidades, que saberão qual deve ser o foco, as temáticas que precisam ser efetivamente trabalhadas para melhorar os resultados com engajamento”, disse Elidiane.

“O Selo é um norteador de ações. Por isso, é importante ter o engajamento das entidades quando abrirmos a oportunidade da pesquisa. Para que elas possam entender o que está acontecendo em seus ambientes e encontrarem as melhores vias de solução”, completou Cláudio Lopes.

Clique aqui para assistir ao vídeo do webinar do Selo de Engajamento.

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