45º CBPP: Certificação e profissionalização preparam dirigentes para um novo tempo

A preparação de líderes para promover a evolução e o crescimento sustentável das EFPC foi discutida na palestra técnica Certificação e Profissionalização de Dirigentes para um Novo Tempo, do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP)O maior evento mundial do setor tem sua realização nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A certificação é uma exigência regulatória importante para garantir a competência dos gestores das EFPC, segundo Guilherme Velloso Leão, Diretor-Presidente da Mais Previdência e Presidente do ICSS. Ele enfatizou que por questões regulatórias, no mínimo, 50% mais um dos conselheiros precisam ser certificados por uma instituição credenciada para exercer suas funções nos conselhos deliberativos e fiscais das entidades. “A certificação não só atende a uma demanda regulatória, mas também a uma responsabilidade fiduciária e ética”, afirmou. Além disso, tem o efeito de induzir os profissionais a buscar qualificação constante, para que possam responder de forma ágil e transparente às exigências e desafios do mercado.

Com a recente aprovação pela Previc das novas regras para a Certificação por Experiência, o sistema ganhou mais flexibilidade e trouxe ao mercado profissionais altamente capacitados, com visão estratégica e ampla experiência em diferentes áreas do conhecimento. Desde a introdução dessa modalidade, em novembro de 2023, o ICSS recebeu 400 inscrições, realizou 270 entrevistar e certificou 7,2 mil profissionais.

Cleber Nicolav, Diretor-Superintendente, AETQ e ARPB da Inovar Previdência e Diretor Executivo do ICSS, destacou que a certificação por experiência permite uma renovação estratégica no quadro de dirigentes, aumentando a qualificação e trazendo maior capacidade para lidar com questões como governança corporativa e políticas de investimentos. A avaliação inclui uma análise documental e uma entrevista rigorosa com uma banca especializada, que examina tanto habilidades técnicas quanto experiências de liderança.

Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência e Diretora Executiva do ICSS, contou a experiência da entidade na preparação de seus profissionais para a certificação. “Na Quanta, não apenas os conselheiros, mas todos os envolvidos na gestão, como analistas e membros da diretoria, podem participar dessa preparação.

Segundo a CEO, o conhecimento sobre o estatuto da entidade, regulamentos de planos e a legislação do setor são essenciais para que os dirigentes estejam preparados para as entrevistas de certificação e também para desempenhar suas funções com excelência.

Ela disse que o primeiro aspecto a ser considerado é que a banca avaliadora não foca apenas nas hard skills, mas também em competências como liderança e tomada de decisão. “Se o candidato já passou por grandes instituições, essa experiência pode agregar muito ao nosso setor. No entanto, é essencial que essa vivência realmente traga elementos que contribuam, caso contrário, não será suficiente para atestar a qualificação”, exemplificou.

As hard skills relevantes incluem habilidades como gestão de riscos, análise atuarial e compliance. Embora não seja obrigatório que os conselheiros dominem todos esses tópicos, é fundamental que tenham familiaridade com os documentos da entidade e sejam capazes de avaliar e criticar as informações para garantir a segurança da organização. O conselheiro deve ser alguém com uma carreira consolidada, que compreenda claramente as decisões que está aprovando.

Denise disse que na Quanta a certificação é vista como uma ferramenta estratégica, não apenas para atender às exigências regulatórias, mas também para criar um incentivo à qualificação contínua. “A governança mais robusta e transparente é fundamental para garantir a confiança dos participantes, pois eles querem ver a entidade crescer no longo prazo”, conclui.

Sobre o 45º CBPP – Realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o congresso conta com uma rica programação, trazendo temas, palestras e provocações que visam despertar ideias inovadoras e ajudar a superar os desafios do mercado na atualidade.

Clique aqui para mais informações.

O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.

Shares
Share This
Rolar para cima