Comissão de Ética do Sindapp debate programa de trabalho para 2022

Comissão de Ética do Sindapp debate programa de trabalho para 2022

Em sua última reunião de 2021, os membros da Comissão de Ética do Sindapp fizeram um balanço das atividades e discutiram o programa de trabalho para 2022. Composta por um membro de cada regional de Sindapp/Abrapp, a Comissão tem entre suas competências administrar e supervisionar a aplicação do Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar.

A Comissão de Ética tem ainda por objetivo fomentar o comportamento ético no ambiente das EFPCs, por meio de debates, participação em eventos e produção de conteúdos que contribuam para uma reflexão crítica por parte dos profissionais do setor.

Nesse sentido, a Comissão produziu em 2021 o e-book ¨A Responsabilidade Ética de Conselheiros e Dirigentes¨ e publicou os artigos ¨Nem tão lento que pareça medo, nem tão rápido que pareça provocação¨, escrito pela Coordenadora Aparecida Pagliarini, e ¨Os Aspectos práticos e a ética na Postura dos membros do Comitê de Investimentos das EFPC¨, de autoria do membro Jorge Berzagui. Os membros do colegiado levaram o debate sobre a conduta ética a grandes eventos do sistema, como a série de Encontros Regionais e o 2º Seminário Dever Fiduciário (Ética, Governança e Sustentabilidade). Confira mais detalhes nesta matéria sobre o balanço do Sindapp no ano.

O que vem para 2022 – Segundo o Diretor de Promoção da Ética do Sindapp, Erasmo Cirqueira Lino, os membros da Comissão estão muito empenhados. ¨ Temos discutido assuntos relevantes, o trabalho da Comissão vem sendo bastante elogiado, com a especial dedicação da Coordenadora, Aparecida Pagliarini. Para 2022, acreditamos que teremos condições ainda melhores para seguir com esse trabalho. Agradecemos a todos pelas contribuições realizadas¨.

Aparecida Pagliarini destaca que 2022 será o último ano do mandato do atual colegiado, e deve vir acompanhando de inovações. Dentre as iniciativas discutidas pelos membros para reverberar os temas da ética no sistema, estão: realização de vídeos com formato de conversa sobre temas relacionados à ética; indicações de leituras; a elaboração de pílulas de conteúdos com insights para os dirigentes; e um novo e-book que abordará os temas do ato regular gestão e a gestão temerária.

¨É importante que a Comissão de Ética divulgue a conduta ética, não necessariamente da forma escrita como e-books e artigos, que trabalhamos mais neste ano. Por isso, estamos considerando outros formatos de comunicação para engajar e fornecer material de apoio para conselheiros e dirigentes¨, destaca Aparecida.  ¨Nosso papel não é pregar sobre ética, mas contribuir para que seja mais discutida e praticada¨.

Conheça a Comissão de Ética do Sindapp:

Diretor – Erasmo Cirqueira Lino (BB Previdência – Fundo de Pensão Banco do Brasil)

Coordenadora – Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini (Fundo de Pensão Multipatrocinado da Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo)

Membros – Fabiana Pereira de Belli (Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social – FACHESF);

Fernando Nunes Simões (Ceres – Fundação de Seguridade Social);

Jorge Luiz Ferri Berzagui (Fundação Banrisul de Seguridade Social);

Marcelo Coelho de Souza (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ); e

Poliana Lemos da Silva (Fundação Libertas de Seguridade Social).

Shares
Share This
Rolar para cima