O Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp acompanha as transformações no mundo do trabalho para gerar projetos e conteúdos robustos que possam auxiliar o dia a dia das entidades fechadas de previdência complementar. O programa de trabalho do Comitê para 2022 promete um ano muito dinâmico de ações voltadas para as associadas.
“Sabemos que a satisfação dos clientes e o engajamento dos colaboradores estão diretamente relacionados ao sucesso da estratégia da gestão de pessoas”, destaca Cláudia Trindade, Diretora da Abrapp responsável pelo acompanhamento do Comitê. No atual momento de mudanças vivenciadas pelas EFPCs, é impossível falar de tecnologia, transformação digital, sem falar de pessoas e cultura organizacional, completa a Diretora.
Os membros do colegiado estão muito engajados e realizam reuniões frequentes, que geram trocas muito positivas, uma vez que o tema “gestão de pessoas” não para de evoluir, ressalta Simone Castelão, Coordenadora do Comitê. “Além disso, recebemos um enorme incentivo e motivação da Diretora do Comitê, Cláudia Trindade, e da equipe da Abrapp”.
Selo de Engajamento – Simone avalia que os maiores desafios enfrentados pelas EFPCs, na área de gestão de pessoas, estão relacionados a questões de cultura organizacional, liderança e engajamento. Para reconhecer as melhores práticas no segmento, a Abrapp lançou o programa “Selo de Engajamento” em 2021, criado por iniciativa do Comitê de Gestão de Pessoas e que conta com a parceria do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC. Em sua primeira edição, 64 associadas foram contempladas com o Selo, divididas em três categorias: pequeno, médio e grande portes.
O Selo deverá ser constantemente revisado para melhor adequação às práticas adotadas pelo mercado. Inclusive, a revisão do projeto deste ano vai considerar as sugestões feitas pelas associadas que participaram da primeira edição, destaca a Coordenadora. “Quando falamos de engajamento, vale salientar que a ação permite que as empresas aumentem a sua produtividade mediante ao reconhecimento do bom trabalho realizado pelos profissionais, uma vez que a satisfação está atrelada ao emocional. Em 2022, as Entidades poderão aderir ao Selo. Em breve teremos novidades”, ressalta Simone.
Pesquisa Salarial – Outro projeto no programa de trabalho é a realização da Pesquisa Salarial 2022, em parceria com a Unidas. De acordo com a Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas, a pesquisa virá com nova metodologia, aderente às melhores práticas e uma fonte estruturada em exclusividade para o mercado de previdência complementar. Ela lembra que a adesão à Pesquisa Salarial é gratuita e a divulgação deverá ser iniciada neste mês.
“Firmamos parceria com a Unidas e a análise dos cargos, remuneração e benefícios, ocupados na área de Saúde serão tratados de forma segregada”, destaca Simone.
Os resultados serão elaborados para atender com exclusividade ao público da Abrapp e da Unidas e terão apresentação em formato pdf e excel, contemplando: Tabulações e análises cargo a cargo para o Salário Base (Salário Mensal) e total dinheiro (Salário Base + RV + PLR e Bônus); análise de competitividade por nível hierárquico; análise qualitativa e quantitativa do PLR/Bônus (pago e target); análise qualitativa de Benefícios; análise das estruturas organizacionais – organograma/layers, span of control e perfil da mão-de-obra.
Além dos relatórios, as empresas terão acesso à Pesquisa Salarial da Abrapp por meio de uma plataforma online.
O Comitê de Gestão de Pessoas trabalhará ainda neste ano com a proposição de novos temas educacionais, a realização do Encontro de Gestão de Pessoas e de um fórum de RH. “Mas acho que não vamos parar por aí”, completa Simone com bom humor.