Comitê de Gestão de Pessoas fará webinar sobre resultados da segunda edição do Selo de Engajamento Abrapp

O Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp acompanha as transformações no mundo do trabalho para gerar projetos e conteúdos robustos que possam auxiliar o dia a dia das entidades fechadas de previdência complementar. O programa de trabalho do Comitê para 2022 promete um ano muito dinâmico de ações voltadas para as associadas.

O Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp prepara para o mês de fevereiro um webinar sobre as melhores práticas feitas pelas EFPCs para envolver e motivar seus colaboradores, a partir dos resultados da segunda edição do Selo de Engajamento Profissional da Abrapp.

A Vice-Presidente da Abrapp, Cláudia Trindade, destaca que o programa do Selo de Engajamento nasceu em 2021, em um momento em que o mundo ainda sentia os reflexos mais agudos da pandemia de covid-19. ¨Tínhamos muita gente em home office, longe da liderança, além da necessária mudança da mentalidade para a cultura comercial¨.

Nesse contexto, o desafio do programa foi agregar valor às associadas indo muito além das pesquisas de clima organizacional ou de satisfação dos colaboradores. A participação no programa ajuda as entidades a mensurar o quanto as equipes estão engajadas com os propósitos e seus valores.

Novidades e premiação – A segunda edição do Selo, lançada em 2022, trouxe diversas inovações, acrescenta Simone Castelão (foto), Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas. Dentre elas, a ampliação da classificação das entidades para quatro portes, com a inclusão da categoria micro (até 12 colaboradores), além de pequeno (até 35), médio (até 99) e grande (acima de 100).

Mais de 60 entidades participaram da nova edição do Selo. Aquelas que obtiveram o mínimo de 70% de colaboradores respondentes receberão o Selo de Engajamento concedido pela Associação. As três mais bem classificadas em cada categoria conquistarão os troféus ouro, prata e bronze.

No webinar que será promovido em fevereiro, além da premiação, serão apresentadas as melhores práticas compartilhadas pelas associadas. ¨Às vezes, ideias simples fortalecem muito o engajamento dentro das empresas¨, observa Simone.

Aprimoramento com novas dimensões – Elidiane Gomes, membro do Comitê de Gestão de Pessoas e Coordenadora de Governança e RH da Viva Previdência, lidera o subgrupo responsável pelo programa, em conjunto com Cláudio Lopes Souza Gerente de RH da Fundação Real Grandeza. Elidiane observa que a cada edição do Selo vê-se a oportunidade de aprimorar. Em 2022 ela foi feita em parceria com a Consultoria Numera, bastante elogiada pelos participantes.

A segunda edição do Selo trouxe novas dimensões para análise das EFPCs, como infraestrutura, autonomia dos colaboradores, comunicação, alinhamento entre áreas, segurança psicológica e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. ¨É hora de o RH atuar com o engajamento e trazer para a agenda das lideranças esses temas¨, completa Elidiane, ressaltando a alegria em contribuir para esse propósito.

Programa de trabalho para 2023 – O Comitê de Gestão de Pessoas é uma ¨máquina de fazer projetos¨, afirma com bom humor Simone Castelão. Por isso, este ano promete ser também bastante intenso. São destaques do programa de trabalho anual, além do webinar já citado, a criação de podcasts e vídeos, a atualização do programa de sucessão, a revisão da Pesquisa Salarial, e a realização de mais uma edição do Encontro Nacional de Gestão de Pessoas.

¨O Comitê trabalhou bastante, obtivemos 100% de engajamento interno e produzimos peças bem aceitas. Estamos conseguindo demonstrar que a gestão de pessoas é algo estratégico para as EFPCs¨, ressalta Simone.

Cláudia Trindade reforça a disposição do time: ¨Temos orgulho dessa turma, o Comitê é um exemplo. Estamos avançando com a difusão da cultura comercial, com o fomento das áreas de gestão de pessoas e agora com a segunda edição do Selo¨.

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