Convênio entre ICSS e Unidas deve ser operacionalizado em 2023

Guilherme Leão, Presidente do Conselho Diretor do ICSS

O ICSS e a Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – aprovaram convênio para certificar dirigentes no segmento de operadoras de autogestão em saúde. O Diretor-Presidente do ICSS, Guilherme Leão comenta nesta matéria a importância dessa parceria e os próximos passos para sua operacionalização.

“Elogio a decisão da Unidas de certificar os profissionais do segmento. Ela está dando um passo à frente da legislação, já que essa ainda não é uma obrigação imposta pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), observa o Diretor-Presidente do ICSS.

A Unidas possui mais de 100 operadoras filiadas, que respondem por cerca de 10 a 12% das vidas do segmento de saúde suplementar – entre 4 a 5 milhões de beneficiários.

Leão observa que a autogestão em saúde está crescendo e o mercado potencial para essa certificação profissional, neste primeiro momento, já deve superar 1.000 profissionais.

O dirigente ressalta que os gestores do segmento de saúde suplementar possuem desafios similares com os da previdência complementar: administram um grande volume de recursos, em uma ponta, num mercado sempre muito volátil, e, pagam obrigações na outra, com um grau de incertezas muito alto. Pois neste segmento as despesas crescem em ritmo muito acima da inflação, tendo em vista os custos crescentes na área da saúde.

Tudo isso indica o enorme desafio que é fazer a gestão de operadoras de saúde e confirma a importância de se induzir um processo de capacitação e certificação constantes no segmento. O convênio estimulará a educação e a certificação desses profissionais em nível gerencial, de diretoria e conselhos.

Construção e operacionalização – O modelo será de certificação por experiência e dará a possibilidade de recertificação através do programa de educação continuada. As certificações serão oferecidas em duas ênfases: Administração e Finanças; e Gestão e Operação de Saúde.

O Instituto irá assessorar a Unidas na construção do modelo e depois atuará na operacionalização. A modelagem final será trabalhada ao longo do primeiro trimestre de 2023 e a expectativa inicial é que possa ser operacionalizado no segundo semestre do próximo ano.

¨O ICSS já possui mais de 10 anos de trajetória, com histórico e experiência grande em certificar profissionais que trabalham com a previdência complementar. Somos uma instituição indutora da profissionalização¨, completa Guilherme Leão.

Importância da qualificação – O lançamento da parceria foi comentado pelo Presidente da Unidas, Anderson Mendes, na abertura do 25° Congresso Internacional da instituição, no dia 16 de novembro.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Unidas enfatizou a importância de qualificar e capacitar todos os gestores da saúde suplementar, e que a certificação é uma confirmação dessas competências dos dirigentes do segmento.

Shares
Share This
Rolar para cima