Encontro Regional Sudoeste Abrapp 2024 destaca a força do coletivo em prol de um futuro promissor

Espaço vital de escuta e diálogo, o Encontro Regional Sudoeste da Abrapp reuniu mais de duas centenas de dirigentes na manhã desta quinta-feira (04), na Amcham Business Center, em São Paulo. O evento marcou o compromisso coletivo de impulsionar melhorias no sistema de Previdência Complementar, que refletirá no bem-estar dos participantes e da sociedade em geral.

O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, destacou a força do coletivo na construção de um futuro promissor, pautado na entrega de benefícios e no respeito aos valores de governança. “Somos mais de 900 participantes desse sistema e estamos engajado e comprometidos em aperfeiçoar o setor, que é fundamental para assegurar um futuro sólido aos participantes e suas famílias”, afirmou.

Biagi ressaltou os avanços significativos alcançados, sob a liderança de Paulo Roberto dos Santos, Secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, e de Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc. Ele lembrou que o resultado das medidas foi uma redução substancial nos custos regulatórios, possibilitando um ambiente mais propício ao crescimento e à inovação.

A simplificação e consolidação promovidas pela Resolução 23 são marcos importantes, permitindo que as EFPC direcionem seus esforços estratégicos para além da conformidade regulatória. “A introdução da certificação por experiência também foi um avanço significativo, abrindo espaço para a participação de profissionais qualificados nos conselhos das entidades. E que tem como frente a certificação pelo ICSS”, destacou Biagi.

Ele afirmou que a inscrição automática foi uma medida importante, embora haja a necessidade de ajustes nos regulamentos dos planos de benefícios. Outro avanço foi a legislação que permite a escolha do regime tributário apenas no resgate. Agora, a agenda de debates deve se concentrar em temas como a marcação a mercado, flexibilização do PGA e atualização da CMN 4.994. Além disso, destacou a agenda tributária, que seguirá intensa neste ano.

João Carlos Ferreira, Diretor Vice-Presidente da Regional Sudoeste da Abrapp, destacou a importância da atualização da CMN 4.994, e lembrou que há potencial para ampliar os retornos dos investimentos e reduzir os riscos das carteiras. A importância de um debate técnico sobre alocação de recursos, especialmente em relação aos investimentos no exterior, foi enfatizada como uma prioridade a ser encaminhada à Previc pelas Comissões Técnicas de Investimentos da Abrapp.

Ferreira também ressaltou a necessidade de ampliar a diversificação dos investimentos, dado o tamanho relativamente pequeno do mercado brasileiro em comparação com os recursos disponíveis. Ele disse que é necessário um engajamento mais profundo com a Previc, visando explorar estratégias que otimizem os retornos dos investimentos em benefício dos participantes.

A série de Encontros Regionais é uma realização da Abrapp com apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Ouro: Bradesco Asset Management. Patrocínio Prata: HMC Capital e Itajubá Investimentos | AI. Patrocínio Bronze: BNP Paribas, Mapfre Investimentos e Trígono Capital. Apoio: Apoena Seguros, Bahia Asset Management, IAP, PFM Consultoria e Sistemas, e RJI Investimentos.

Shares
Share This
Rolar para cima