Entrevista: “O Selo de Autorregulação demonstra nosso compromisso com a integridade da gestão”

Juliana Koehler, Diretora Superintendente do Infraprev

O Infraprev Previdência Privada recebeu a certificação do Selo de Autorregulação em Governança em Investimentos. A chancela, que atesta a qualidade dos processos da entidade, foi conferida pelo Conselho de Autorregulação na última sexta-feira (20). Nesta entrevista, Juliana Koehler, Diretora Superintendente do fundo multipatrocinado, compartilha os principais aprendizados dessa jornada de obtenção do Selo.

Para se ter ideia da dimensão e relevância do Selo de Autorregulação, basta citar que o Conselho é composto por representantes de Abrapp, Sindapp, ICSS, Abvcap, Anbima, BSM, CRA-SP, IBGC, Instituto Ethos e Amec. O processo de certificação é conduzido pelo ICSS, maior instituição certificadora especializada e voltada a profissionais e entidades do segmento de previdência complementar.

Leia como foi a experiência da entidade, nas palavras da dirigente do Infraprev:

Consagração de movimento de aperfeiçoamento

A candidatura e a adesão do Infraprev ao código vieram para consagrar o movimento de aperfeiçoamento dos modelos de governança de investimentos e controle de riscos que pouco a pouco já estavam sendo incorporados pela gestão. A obtenção do selo faz parte de um projeto maior, o “Novo Infraprev” – criado em meados de 2017 com o objetivo de robustecer a governança do Instituto e garantir políticas e controles de gestão eficazes para fortalecê-lo.

Preparação com grupo de trabalho e plano de ação

No processo de preparação para obtenção do Selo, indicamos um grupo de trabalho e uma pessoa chave dentre o corpo funcional para, em primeiro lugar, realizar um diagnóstico e na sequência desenvolver um plano de ação com o qual pudéssemos efetivamente alcançar todas as mudanças necessárias. Todo esse processo, inclusive a etapa de implementação, foi monitorado de perto pela Diretoria Executiva. Quando o Instituto aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, em setembro de 2018, fizemos adaptações em algumas normas internas e criamos políticas para dar mais clareza e confiabilidade nas decisões sobre investimento. Muitas das medidas, no entanto, já eram praticadas pelo Infraprev. O que fizemos foi aperfeiçoá-las para atender às exigências do código.

Atuação dos Conselhos e da Diretoria

Para o sucesso do projeto foi essencial a chancela e o suporte da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que apoiaram o projeto desde o início. A Diretoria, por sua vez, participava das reuniões com as equipes responsáveis e registrava o avanço das mudanças implementadas.
Diagnóstico e mudanças

A inscrição para obtenção do Selo foi realizada em janeiro de 2019, mas o diagnóstico inicial e as mudanças começaram a ser implementadas bem antes dessa data. Para se ter uma ideia, o Infraprev aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos do Sistema Abrapp em setembro de 2018 e essa adesão era um dos pré-requisitos para se submeter ao processo de auditoria, buscando a obtenção de Selo.

Entendemos que a governança corporativa é fundamental em qualquer negócio, principalmente no segmento da previdência complementar fechada, onde temos a responsabilidade de administrar recursos de terceiros em um período de longo prazo. Nesse particular, trata-se de um esforço contínuo. Por isso, nos últimos anos temos realizado uma série de ações para reforçar a transparência e a integridade na gestão dos recursos do Infraprev.

Principais aprendizados

Ao longo do processo, foram revisitados quase todos os procedimentos internos relacionados à tomada de decisão dos investimentos e monitoramento. A obtenção do Selo, no meu entendimento, demonstra que adotamos procedimentos claros, transparentes e que temos compromisso com a integridade na gestão. Demonstra também que estamos totalmente em conformidade com a legislação do setor, porque o Código é um conjunto de normas com nível de exigência maior, inclusive do que o previsto na legislação vigente.

Valor do reconhecimento

Sob o ponto de vista da reputação do Infraprev, a obtenção do selo representa um grande avanço em termos de fortalecimento da nossa imagem institucional e do aumento da credibilidade no que diz respeito à gestão dos investimentos. O Selo é um atestado emitido por um importante agente externo, garantindo que o Instituto segue princípios fundamentais de conduta ética, transparência, gestão de riscos e prestação de contas.

Garante ainda que nossos processos, normativos, regulamentos e políticas foram avaliados e estão alinhados com o mais alto nível de governança em gestão de investimentos e riscos, gerando maior sensação de segurança entre os nossos stakeholders – fundamental para um player do segmento específico da previdência complementar.

Shares
Share This
Rolar para cima