Giro das associadas: Capef, Funcef e Petros

Capef lança novidades na política de empréstimos a participantes –  A entidade anunciou uma série de novidades e aprimoramentos na Política de Empréstimos a Participantes (EAP), que entram em vigor a partir desta segunda-feira, 27 de maio. As mudanças incluem a criação de uma nova linha de empréstimo e melhorias nas condições das linhas já existentes. Uma das principais novidades é o lançamento da linha de Empréstimo para Antecipação do 13º Salário/Benefício, com taxa de juros prefixada de 1,20% ao mês, aos participantes dos Planos BD e CV I. A linha permite antecipar até 60% do benefício bruto para aposentados e pensionistas, e até 50% do salário bruto para os ativos.

Além disso, a Capef implementou melhorias nas linhas de crédito existentes para atender às demandas dos participantes e aprimorar os processos, com taxa de juros de 7,5% ao ano mais inflação, elevação do limite de contratação e prazo  para todas as faixas. “Para acessar a nova linha de empréstimo ou as já existentes, será necessária a assinatura do novo Contrato de Abertura de Crédito (CAC), que será atualizado com as novas mudanças e que passará a ser assinado por CPF e não mais por Plano”, informa a entidade em nota.

 

Funcef impulsiona retorno por meio de investimento em renda fixa – Com uma gestão de investimentos ativa, a Funcef tem aproveitado o cenário favorável no mercado de renda fixa para diversificar a carteira, capturar taxas de retorno acima da meta atuarial e reduzir o risco. A carteira de renda fixa da Fundação somava R$ 77,2 bilhões no fim do primeiro trimestre de 2024, representando 72% do total de recursos investidos. Esse montante apresenta um aumento de 20% em relação aos R$ 64 bilhões registrados em 2022. Em 2023, a renda fixa contribuiu para os resultados positivos da entidade, que registrou ganhos de 11,55%, superando em 38% a meta atuarial.

Em nota, a Funcef explicou que a estratégia tem foco na redução do risco por meio do aumento da exposição a títulos públicos e ativos de crédito privado com rating qualificado. “O resultado obtido reflete a eficácia do processo de investimento, que prioriza a segurança e a identificação das melhores oportunidades para a diversificação da carteira com qualidade de crédito”, avaliou o gerente de Renda Fixa, Reinaldo Custódio.

 

Petros reformula o portal com nova área ASG – a entidade lançou três novas páginas para facilitar a navegação e oferecer mais informações para os participantes. Uma delas é “Nossa governança”, que reúne todo o conteúdo sobre a estrutura organizacional e de gestão de riscos, antes distribuído em outras áreas do site. Na página “Nossas práticas ASG”, a Petros listou as principais ações com foco na agenda ambiental, social e de governança. E em “Nossa história”, traz informações sobre o início e o crescimento da Fundação.

“A iniciativa, que se soma à recente criação de um espaço dedicado aos aposentados no portal, integra um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas para levar mais informações aos participantes, como parte do Programa Petros Mais Perto de Você, de fortalecimento da comunicação, do relacionamento e da transparência com os participantes”, informa a entidade em nota.

Shares
Share This
Rolar para cima