Valia fecha 2023 com bons resultados – Em 2023, ano em que a fundação celebrou seu meio século de história, a rentabilidade consolidada fechou em 11,23%. Além disso, a Valia ultrapassou R$ 30 bilhões em patrimônio sob gestão, com todos os dez planos administrados com resultados positivos. A entidade também superou a marca de 138 mil participantes, entre ativos e assistidos. No período, foram mais de R$ 1,6 bilhão em folha de pagamento e 2.511 concessões de benefícios. “O olhar para os próximos 50 anos foram marcados pela visão estratégica em relação ao futuro da nossa entidade, que lançou novo propósito, missão e visão à luz do que a Valia deseja ser e, principalmente, do impacto positivo que deseja gerar na vida dos seus participantes”, comenta o Diretor-Presidente, Edécio Brasil.
Plano da Fachesf recebe mais de R$ 47 milhões referente aos títulos das OFND – A entidade comunicou que recebeu, em fevereiro, o valor de R$ 47,3 milhões na conta do Plano BD, proveniente do pagamento de precatório federal, após acordo judicial firmado com a União, a fim de encerrar a discussão que envolvia as Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento (OFND). A ação foi movida pela Abrapp e teve o objetivo de recuperar perdas nos valores investidos. “Após batalha judicial que perdurou por mais de 30 anos, a Abrapp, representando 88 entidades, firmou acordo com a União em 2022, e chegou a um consenso quanto aos valores cabíveis, encerrando essa discussão. Esse desfecho permitiu à Fachesf receber o referido montante, destinado a reconstituir os recursos garantidores do Plano BD e garantir a continuidade e solvência do plano, assegurando o cumprimento dos compromissos previdenciários”, explica a fundação em nota.
Fusesc lança canal de ouvidoria – No último dia 11 de março, a fundação inaugurou a sua ouvidoria, um canal de atendimento de segunda instância, que recebe e trata manifestações dos participantes e assistidos relacionadas ao atendimento e prestação de serviços da Fusesc. A ouvidoria tem o objetivo de receber críticas, reclamações, sugestões ou elogios referentes a atendimentos realizados na central e, quando necessário, promover a resolução de situações que precisem de um tratamento específico.
“A Fusesc implementa a ouvidoria com o atingimento da maturidade no atendimento aos participantes e assistidos, consolidando uma escuta ativa que nos auxilia a melhorar a nossa governança. Além disso, o canal fortalece o compromisso da Fusesc com a ética e a transparência, dois valores bastante presentes na cultura organizacional da entidade”, informa o Diretor Superintendente, Luiz Aurélio de Oliveira.