ICSS avança em 2020 nas ações para aprimorar a certificação profissional e processos de governança das EFPC

Guilherme Leão, Presidente do Conselho Diretor do ICSS

A gestão do maior instituto de certificação da previdência complementar fechada no Brasil encerra 2020 com ânimo e motivos para celebrar.

Guilherme Leão, Presidente do Conselho Diretor do ICSS, destaca que o Instituto está inserido em 4 projetos e conta com 22 macro ações realizadas ou em andamento. Está, portanto, acima da meta de 9 ações traçada para o primeiro ano do mandato no Planejamento Estratégico de 2020-2022. “Podemos dizer até que estamos adiantados”, afirma o dirigente.

O Planejamento Estratégico foi elaborado em conjunto por Sindapp, Abrapp, UniAbrapp e ICSS. O Plano contempla 28 objetivos estratégicos, 10 projetos e 65 macro ações.

Principais realizações

O Presidente do Conselho Diretor do ICSS cita algumas das principais ações realizadas em 2020, nos quatros projetos com participação do Instituto:

Novo Posicionamento do Sistema:

O projeto busca difundir um novo posicionamento para a previdência complementar fechada, fortalecendo sua imagem e criando ambiente para o alinhamento de visões estratégicas.

Planejamento Estratégico com o CNPC – O Subsecretário do Regime de Previdência Complementar, Paulo Fontoura Valle, participou dos dois dias do workshop de Planejamento Estratégico de ICSS, Abrapp, Sindapp e UniAbrapp. Adicionalmente, o sistema Abrapp também forneceu apoio para a elaboração e aprovação do inédito Planejamento Estratégico feito pelo próprio órgão de supervisão no início de 2020. Ambos planejamentos mostraram-se alinhados na busca pelo fomento, aperfeiçoamento regulatório e de governança do regime.

“Não é uma entrega exclusiva do ICSS, mas uma entrega maior em conjunto com o sistema Abrapp. O fato de as quatro entidades estarem conversando com o CNPC revela o fortalecimento do posicionamento do nosso sistema”, destaca Guilherme Leão.

Política de Boas Práticas – O ICSS também aprovou e publicou sua Política de Relacionamento e Boas Práticas, em conjunto com as demais entidades do sistema Abrapp. Esse instrumento define diretrizes a serem aplicadas e obedecidas por todos os agentes que interagem de alguma forma com essas instituições. A Política é um marco importante por possibilitar que ICSS, Abrapp, Sindapp e UniAbrapp atuem de forma estratégica e alinhada dentro do sistema.

Aprovação do Código de Ética do ICSS – O Instituto aprovou em 2020 o seu Código de Ética interno, que clarifica os princípios e condutas que regem o relacionamento do ICSS com todos os seus stakeholders.

Governança e Processos Valorizados:

Revisão do Código de Autorregulação – O programa de Autorregulação, iniciativa compartilhada por ICSS, Sindapp e Abrapp, lançou em 2020 a nova edição do Código sobre Governança de Investimentos. O trabalho de revisão foi conduzido pela Comissão Mista de Autorregulação. Além de participar da Comissão Mista, o ICSS é responsável por coordenar o processo de concessão dos Selos de Autorregulação.

“Nesta nova edição, não apenas atualizamos o Código às novas legislações, mas também elevamos a régua de seu conteúdo. Ao fazermos isso, estamos também fortalecendo a imagem e o posicionamento do sistema”, observa Leão.

Ampliar adesões aos Códigos de Autorregulação para no mínimo 50% das associadas – O Presidente do ICSS destaca que a meta está em andamento. “Aos poucos estamos conseguindo conquistar mais entidades e fazer os profissionais perceberem que o programa de Autorregulação possibilita o aprimoramento dos processos de governança. A candidatura ao Selo é praticamente um processo de consultoria nesse ponto a custo acessível, e isso traz mais segurança para dirigentes e os participantes em geral”, completa o Presidente do ICSS.

Fortalecimento das estruturas de governança e profissionalização – O ICSS tem contribuído para a execução dessa meta por meio do trabalho de revisão do Banco de Questões e demais aprimoramentos nos processos de Certificação. Todos esses pontos colaboram para o avanço da governança.

Qualificação e Certificação Profissional:

Aproximação entre ICSS e UniAbrapp – O ICSS tem atuado de forma alinhada à UniAbrapp em várias vertentes, incluindo o trabalho de qualificação e certificação profissional voltado ao segmento de RPPS. “É uma iniciativa em que estamos avançando bem e acreditamos ser um novo mercado em que certamente estaremos atuando”.

Ainda nessa vertente, o Presidente do ICSS ressalta o desenvolvimento de convênios de cooperação técnica com as associações Aneprem e Abipem, e com associações representativas de outros mercados como a Fenaprevi e a Unidas.

Colaboração com o órgão de fiscalização – O ICSS apresentou ainda suas sugestões para a Previc em relação ao anexo da IN 29/2020, que trata do conteúdo para os exames de certificação. A iniciativa visou contribuir para o aprimoramento do mercado.

Mais Participação Associativa

Participação em eventos – O ICSS marcou presença nos grandes eventos do sistema, incluindo o 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada e a série de Encontros Regionais. Na oportunidade, o ICSS apresentou suas iniciativas para o aprimoramento da certificação profissional.

Comunicação e marketing fortalecidos – O ICSS também avançou em seu plano de comunicação e marketing, com maior atuação nas redes sociais, visando o fortalecimento da marca e maior aproximação com públicos estratégicos.

Avanços para 2021

O Presidente do Conselho Diretor do ICSS destaca que o Instituto avançou em muitas atividades ao longo de 2020, e que há muito trabalho por vir para aproveitar oportunidades não só de mercado, mas também de fortalecimento do sistema.

Dentre essas oportunidades, ele cita a ampliação da oferta de certificação profissional para além de conselheiros e dirigentes, atendendo aos demais profissionais das EFPC, que atuam em áreas como investimentos, atuária e contabilidade. “É um ponto em nosso Planejamento que ainda não demos inícios, mas que deverá estar na nossa agenda para 2021”.

Shares
Share This
Rolar para cima