Inovar Previdência amplia o público alvo do seu Plano Família Setorial Abrapp

A Inovar Previdência, ex-Abrilprev, acabou de abrir o seu plano família a qualquer pessoa. Com o movimento, a EFPC com R$ 1,1 bilhão sob gestão, passa a usar do novo instrumento permitido em 2022 para abrir os planos instituídos para qualquer pessoa vinculada ao INSS, seja funcionário CLT ou autônomo.

A Abrilprev nasceu em 1994 como um benefício aos funcionários da editora Abril e fez por muitos anos apenas a gestão dos recursos dos colaboradores, ao mesmo tempo em que foi criando um grande arcabouço de governança. Em 2015, com a Abril realizando a venda de ativos, a fundação se tornou forçadamente uma multipatrocinada, tornando-se independente financeiramente em 2017 com toda sua estrutura de gestão sendo custeada pelos participantes, e mudou de nome para Inovar Previdência em 2019. Hoje, 97% dos recursos administrados são de pessoas desvinculadas das empresas patrocinadoras que deram origem a fundação.

Com a realidade de redução de empresas patrocinadoras, a Inovar tem buscado meios de crescer por conta própria. Em 2021, lançou seu plano família, estendendo a oferta de planos de previdência para os parentes dos participantes até o quarto grau de parentesco. E agora em fevereiro, ganhou a consultoria Aditus, especializada em consultoria financeira a investidores institucionais – dentre eles 120 fundos de pensão – como a mais nova patrocinadora.

O mais ambicioso projeto, que acaba de sair do papel, é a extensão do plano instituído para qualquer pessoa, sem necessidade de parentesco.

“Estamos nos reinventando e com essa abertura a qualquer pessoa, desde que vinculada ao INSS segundo acordo com Abrapp, podemos oferecer também o plano a qualquer empresa, sem que ela tenha que ser uma patrocinadora e tenha que dar uma contrapartida”, afirmou Cleber Nicolav, Superintendente da Inovar Previdência.

“Estamos nos posicionando como uma empresa prestadora de serviços previdenciários. Nosso objetivo é democratizar a previdência de qualidade, e para quanto mais pessoas a gente puder ampliar melhor”, concluiu.

A adesão poderá ser feita pelo site da entidade, de forma automática.

Estrutura e Alocação – A operação toda da Inovar é de cerca de 10 pessoas, que contam com muita tecnologia e muitos anos trabalhando juntas para ter os resultados consistentes ao longo dos anos (nos últimos 5 anos, o retorno do plano multipatrocinado é de 146% do CDI). E continuam investindo para ter eficiência. Agora, está sendo implantado um chatbot para falar com os participantes. E desde sempre a fundação é muito transparente com sua alocação e resultados, deixando tudo disponível em seu site.

“Nossa alocação é cada vez mais via fundos, com os melhores especialistas em cada nicho de mercado, por meio de curadoria junto com a Aditus para buscar os melhores. E gastamos muito tempo com a macro alocação. Nossa premissa fundamental é de preservar o patrimônio de nossos clientes”, afirmou o dirigente.

O plano família, agora aberto a qualquer pessoa, existe há cerca de 1 ano e já possui quase R$ 6 milhões sob gestão. Atualmente, é composto por 75% em renda fixa, 10% em renda variável, 3% no exterior e 12% em investimentos estruturados. A rentabilidade dos últimos 12 meses foi de 10,57%, figurando no primeiro quartil da indústria de fundos de pensão.

“Entendemos que o mercado está entrando em um novo ciclo, com mais planos para as pessoas escolherem, e que não precisa mais estar vinculado a empresa que trabalha. Esse é um cenário desafiador, mas que gera muitas oportunidades, e queremos aproveitá-las”, disse Nicolav.

“Nossos agradecimentos a toda a equipe da Abrapp envolvida nesse projeto, fundamental para podermos viabilizar essa iniciativa! Muito obrigado”, finalizou o Superintendente.

 

Matéria publicada originalmente no portal Citywire Brasil

Shares
Share This
Rolar para cima