O serviço de informações sobre óbitos oferecido pela Conecta Soluções Associativas atingiu a marca de 130 mil registros monitorados e 3.654 óbitos identificados. Cerca de três dezenas de entidades fechadas de previdência complementar já estão ativas no sistema.
Uma delas é a Néos, que utiliza a ferramenta desde 01 de agosto de 2022. O Diretor Superintendente da entidade, Augusto Reis, recomenda que outras associadas utilizem a solução.
“A Néos está bastante satisfeita com a ferramenta, pois através dela estamos conseguindo identificar os óbitos de forma ágil e segura. Em alguns casos, conseguimos receber a notificação do óbito em até 48h da ocorrência, isso é um ganho muito grande para os processos internos”, destaca Reis.
Consulta diária e notificação automática – Entre os diferenciais percebidos no uso do Life Checking, o dirigente aponta: consulta diária aos sistemas de registro dos cartórios para identificação de óbitos (na maioria das ferramentas essa consulta ocorre apena uma vez por mês); ambiente virtual para carregamento da base de dados, sem necessidade de interferência de usuários externos; notificação de óbitos de forma automática através do envio de e-mail para o responsável pelo controle na entidade; e informações sobre o local de registro do óbito.
Outro ponto que distingue a ferramenta é que o CPF do participante é tratado como a chave principal na consulta, o que evita problemas com homônimos.
O Diretor Superintendente da Néos acrescenta que a entidade já identificou cerca de 70 óbitos com o uso do Life Checking. “Isso trouxe resultados diretos nos cenários dos Estudos para a Avaliação Atuarial de 2022. Em especial no Plano BD PE que entre a base de dados de agosto de 2022, que seria a referência, e a de outubro de 2022, que foi alterada para os estudos em razão da grande quantidade de óbitos identificada, tivemos uma redução no passivo de cerca de R$ 12 milhões”.
Respostas dinâmicas e tempestivas – Arnaldo Rodrigues, Diretor da Derminas, também recomenda o uso do Life Checking para as demais associadas. A entidade utiliza a ferramenta desde agosto de 2022.
Rodrigues nota que um diferencial importante é o fato de a solução permitir o acompanhamento de todo o universo de assistidos. “Estamos satisfeitos com a ferramenta, porque as respostas são dinâmicas e tempestivas”.
Ao citar alguns dos resultados já obtidos, o Diretor da Derminas destaca o impacto positivo para a atualização de informações. “O melhor foi a atualização do cadastro, com o registro dos óbitos pendentes de confirmação, que estavam afetando o cálculo atuarial – cálculo das reservas matemáticas para benefícios concedidos”, completa Rodrigues.
Informações unificadas – O produto da Conecta foi viabilizado a partir de um convênio com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). O convênio permite à Conecta acesso à base da CRC – Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais, plataforma nacional instituída pelo CNJ e que interliga todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil.
A partir de então, a Conecta desenvolveu uma aplicação que permite o acesso a uma interface para o ingresso e consulta dos dados e informações. O monitoramento é constante, muito mais dinâmico que outros serviços. Assim que a informação entra na Central Nacional de Registro Civil, ocorre a atualização e notificação do óbito.
Segundo Cláudia Janesko, consultora da Conecta, as informações sobre óbitos são importantes para mitigação, por parte das entidades, do risco do pagamento indevido de benefícios.