A previdência complementar fechada tem urgência em mostrar a sua importância para o brasileiro que se preocupa com a futura aposentadoria. Algo que, apesar da pressa, só será alcançável quando, para começar, entendermos que o canal de comunicação para isso é muito mais a mídia social do que a tradicional e compreendermos que “Instagram ou Facebook são praça pública e não vitrine do que queremos vender”. Ou seja, dispostos a “transformar monólogo de vendedor em diálogo com o público que queremos atingir”.
Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, autor de dois best sellers e referência em planejamento de marketing digital, apresentou o tema “Desmistificando Conquista e Fidelização de Clientes” no formato de uma Insight Session no terceiro dia (18/10) do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), começando por mostrar o imenso predomínio das mídias sociais sobre as tradicionais quando o assunto é influenciar os mercados que almejamos.
“O perfil que buscamos está na mídia social “, resumiu Kiso. É fundamental não apenas saber onde esse público potencial se encontra, mas também seus interesses e contexto em que vive, sem ignorar que as pessoas que buscamos atualmente passam muito mais tempo ali do que diante da televisão.
Informou que mais de 80% da população se encontra nas mídias sociais diariamente, sendo o You Tube o mais visto e o Instagram, o segundo. Mesmo aparecendo em terceiro lugar na lista de preferidos, os brasileiros dedicam ao Tik Tok. nada menos de 30 horas na média mensal.
Fora do Google, 78% dos usuários utilizam as demais mídias sociais para pesquisas. “Isso significa que perdemos 78% das oportunidade de falarmos com o público que elegemos se não conseguirmos que a previdência complementar fechada esteja presente nos resultados dessas pesquisas”, sublinhou Kiso.
Estando presente na internet, quem quer influenciar deve, no lugar de falar de si e do que tem a oferecer, voltar-se para as experiências, dúvidas e demandas das pessoas. Se desejamos ser ouvidos, precisamos falar através do depoimento de quem se relaciona conosco, obtendo assim uma narrativa mais autêntica e não contaminada pelo vírus da desconfiança sempre que a mensagem é vista como publicidade.
Afinal, a expressão mídia social já mostra que as pessoas estão nelas para se relacionar socialmente, em busca de conversar com as outras, mas também em se orientar quanto ao que é oferecido nos diferentes mercados. Querem saber de experiências, obter esclarecimentos e ao mesmo tempo se entreter, e as marcas de modo geral só têm a ganhar se entenderem essa utilidade para o público.
As marcas em geral, sejam empresas voltadas para o lucro ou entidades fechadas em busca de ajudar as pessoas a garantir uma renda futura na aposentadoria. Precisam aprender a se comunicar a partir de conteúdos onde as estrelas são os clientes, no caso das corporações, ou os participantes de planos de previdência em se tratando dos fundos de previdência.
O usuário das mídias sociais corre atrás de depoimentos autênticos, sem artificialismos e confiáveis. Isso tanto no sentido de que não se confundam com publicidade, como também venham envoltos em uma verdade que só o especialista, autoridade no assunto, consegue passar, completou Kiso.
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.