A melhor forma de se atualizar em relação à inteligência artificial (IA) é utilizando, já que a velocidade com que a tecnologia avança é muito veloz. A recomendação é do palestrante Juliano Kimura, CEO da Trianons Agência de Inteligência Artificial Generativa, Fundador da Confraria Web3 e Community Specialist da Worldcoin no Brasil, durante o Talk “Inteligência Artificial Aplicada: Inovação e Automação em Processos de Negócios”.
A palestra foi realizada na Sala Transformação do Movimento 360, promovido pela Abrapp nos dias 13 e 14 de novembro, em um formato virtual e ao vivo. O evento reúne especialistas, líderes e profissionais para discutir as tendências mais inovadoras nas áreas de comunicação, relacionamento e tecnologia. Com o apoio institucional de UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta, o Movimento 360 é uma nova versão do tradicional Encontro Nacional de Inovação e Criação de Valor, com ao todo 19 painéis, que também ocorrem de forma simultânea com uma programação dinâmica e interativa.
O talk foi moderado por Ariane de Sousa Lessa, Coordenadora Titular do Comitê de Inovação e Tecnologia (Subgrupo de Inovação) da Abrapp. Ela contextualizou o tema no segmento de previdência complementar, que passou por mudanças, já que antes as entidades eram patrocinadas e dependiam de parcerias tradicionais para adquirir novos participantes, principalmente por meio do RH das empresas. ”Esse cenário mudou, especialmente para as empresas mais jovens e com planos instituídos, que precisaram desenvolver uma abordagem mais mercadológica e autossuficiente. O avanço tecnológico acelerou essas transformações, promovendo inovações e mudanças no mindset empresarial”, disse.
Juliano Kimura lembrou que a chegada da inteligência artificial ao ambiente corporativo é uma das transformações que exigem adaptação. A IA, com seu avanço rápido, tornou-se um paradigma e, ao mesmo tempo, uma realidade consolidada para muitas organizações. Embora a resistência à mudança seja um traço comum da natureza humana, o palestrante lembrou que a IA reduzirá significativamente o tempo de implementação de tendências, acelerando processos que antes demandavam anos.
“A IA torna possível a escalabilidade ao automatizar processos, mas também traz desafios como a necessidade de mitigar fraudes e assegurar a autenticidade dos conteúdos digitais”, destacou.
Além das vantagens relacionadas à automação, Kimura abordou como a tecnologia está influenciando o setor da saúde, no qual algoritmos treinados com milhões de exames médicos estão ajudando a aperfeiçoar diagnósticos e tratamentos. “A IA é uma tecnologia jovem, com apenas alguns anos de desenvolvimento, e estamos apenas começando a ver o seu verdadeiro potencial”, pontuou.
Com o desenvolvimento da inteligência artificial, surgem também desafios éticos e de confiança, especialmente com o avanço das deepfakes e das chamadas “fazendas de engajamento”, nas quais robôs simulam interações humanas. O palestrante destacou, nesse contexto, a importância da tecnologia blockchain como uma solução para trazer mais segurança e autenticidade ao ambiente digital. “O avanço poderá resultar na criação de super apps, que combinam diversas funcionalidades e tornam-se hubs completos de serviços”, exemplificou.
Kimura concluiu a palestra com um chamado à ação, para que os profissionais aproveitem as ferramentas de IA disponíveis para aprimorar suas atividades. Com o uso de plataformas, ele disse que é possível transformar conteúdos extensos em vídeos curtos e virais, facilitando a divulgação e o alcance das informações. Ele também incentivou a prática de explorar continuamente novas ferramentas e tendências, para acompanhar o movimento acelerado da transformação digital.
“Essa revolução que estamos vivenciando está apenas começando. A inteligência artificial e o blockchain representam um novo patamar para a segurança e a eficiência no mundo digital, enquanto a criação de super apps aponta para uma convergência de serviços que transformarão a maneira como interagimos e realizamos negócios”, concluiu.
Confira a programação completa do evento, clicando aqui.