Nova edição da Revista: Fundo de pensão australiano é referência em investimentos diretos e sustentáveis em infraestrutura*

*Edição nº 449 da Revista da Previdência Complementar – uma publicação da Abrapp, ICSS, Sindapp e UniAbrapp.

 

Por Flávia Silva

Infraestrutura como fonte de geração de valor no longo prazo – Os fundos de pensão australianos de grande porte estão cada vez mais focados nos mercados internacional e privado de infraestrutura na medida em que se confirmam as perspectivas de crescimento para os ativos. O movimento é puxado pela elevação dos índices domésticos de emprego e o aumento da Superannuation Guarantee (SG), ou aporte patronal, que vem sendo ajustado em 0,5% anualmente. O percentual, que partiu de 9% em 2002 para os atuais 11%, chegará a 12% da renda bruta do participante até 2026. Somente o Aware Super, terceiro maior superannuation fund do país, em julho tinha AU$ 160 bilhões sob gestão e projeção de crescer mais AU$ 100 bi até 2027. Com patrimônio considerável, não surpreende o fato de o mercado doméstico já parecer saturado para as entidades de grande porte, que buscam outros países para investir sem perder de vista o longo prazo e os padrões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG).

Segundo Michael Winchester, Head de Estratégia de Investimentos do Aware Super, o fundo de pensão com 1,2 milhão de participantes procura, por meio da diversificação, atingir retornos acima do Índice de Preços ao Consumidor levando em conta períodos de dez anos. O foco no longo prazo é um dos cinco princípios de investimento da entidade, cujo entendimento é de que horizontes mais amplos permitem transações diferenciadas e a entrada precoce em ativos e mercados.

Na análise de Winchester, o trimestre encerrado em setembro foi de muita volatilidade, culminando num período de desempenho moderado e por vezes negativo para os investimentos do Aware Super. Todavia, ele frisa que variações de curto prazo são normais e que o importante é ter paciência. “Indicadores econômicos mais fracos na China afetaram negativamente o desempenho das ações e moeda australianas no período”, diz. Há sinais de que a inflação pode começar a ceder, mas isso não significa que as taxas de juros seguirão o mesmo caminho, conforme já sinalizado por alguns Bancos Centrais. “Em compensação, a rentabilidade dos títulos de longo prazo subiu, atingindo níveis antes observados apenas em 2007”, pondera o especialista.

O fundo de pensão tem como segundo princípio de investimento promover uma estrutura robusta de governança e a atribuição clara de responsabilidades, o que ajuda a criar uma cultura positiva que contribui para retornos mais elevados. O terceiro princípio compreende a geração de valor via a combinação de diversas abordagens. A alocação de ativos é fator-chave para o desempenho, entende a entidade, que aposta na gestão ativa para melhorar a equação risco-retorno.

Winchester relata que o perfil de investimento denominado “Alto Crescimento”, que constitui a opção padrão para participantes com menos de 55 anos, gerou retorno de 11,7% no ano até 30 de setembro. A rentabilidade média anualizada foi de 8,5% na última década. O perfil “Conservador Balanceado”, opção padrão para os já aposentados, cresceu 8,2% e 6,6% nos respectivos períodos de referência. “Ambos os perfis figuram entre as nossas melhores performances no longo prazo. Lembrando que cerca de 40% da renda de aposentadoria que provemos advêm da receita dos investimentos”, ressalta o gestor.

ASG – No Aware Super também prevalece a ideia de que ser um detentor de ativos responsável agrega valor, proposta que constitui o quarto princípio de investimento. Há a compreensão de que uma boa gestão de riscos, incluindo aqueles relacionados aos fatores Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), associada a investimentos diversificados, garante mais oportunidades de retorno. E ao obter resultados mais sustentáveis, cria-se um círculo virtuoso entre os mercados de capitais e a comunidade.

Damian Graham, Chief Investment Officer do “super fundo”, observa que a equipe tem um pipeline consistente de investimentos sustentáveis e que todas as oportunidades são cuidadosamente analisadas. Apenas no último ano, detalha o CIO, foram aportados mais de 1 bilhão de dólares australianos em energias renováveis e tecnologias de baixo carbono como parte do compromisso de enfrentar as mudanças climáticas e apoiar a inovação. “Também direcionamos montantes significativos a investimentos em moradias acessíveis para trabalhadores de setores essenciais em Sydney, Melbourne e Perth”, acrescenta.

Menor custo – O quinto princípio de investimento do Aware Super diz respeito aos ganhos de escala e seu uso para reduzir custos e ampliar o leque de oportunidades de investimento. Para dar suporte a isso, o fundo de pensão aposta na gestão interna e direta dos ativos.

Damian Graham afirma que o investimento direto é mais eficaz em termos de custos, apesar de trazer complexidade. “Acreditamos que o que estamos fazendo beneficia o participante devido à economia gerada com o pagamento de gestores de fundos e taxas de performance.”

O CIO acrescenta que a entidade está interessada em aprofundar relacionamentos com outros fundos globais para coinvestir a fim de expandir o portfólio de ativos. “Queremos ampliar essa abordagem porque a parceria com grandes fundos tem sido realmente útil para nos dar acesso a boas oportunidades e gerar escala”, diz.

(Continua…)

 

Clique aqui para ler a matéria completa na íntegra

Shares
Share This
Rolar para cima