Nova edição da Revista: Novas gerações descobrem por meio de educação financeira que a previdência é, sim, coisa de jovem*

*Edição nº 450 da Revista da Previdência Complementar – uma publicação da Abrapp, ICSS, Sindapp e UniAbrapp.

 

Por Rejane Tamoto

Previdência com propósito e de fácil acesso – Distantes da data da aposentadoria, mas com a consciência de que o sistema público não será capaz de prover renda adequada na longevidade, os jovens das gerações Z (16 a 25 anos) e Millennials (26 a 40 anos) querem saber mais sobre a solução que os permitirá ter mais qualidade de vida no futuro. E o nome dessa solução é Previdência Complementar. Há sete anos, a Abrapp deu o primeiro passo para levar conhecimento para essa faixa etária da população, inicialmente promovendo entrevistas na Avenida Paulista, em São Paulo, sobre o tema. Ao serem questionados sobre o que é previdência, os jovens deixaram clara a falta de conhecimento sobre o assunto. “E foi nesse momento que tivemos a certeza de que precisávamos agir em prol das futuras gerações, com o lançamento da iniciativa Previdência é Coisa de Jovem (PCJ), promovida pela UniAbrapp e Abrapp”, lembra Roberta Natale, Gerente de Educação da UniAbrapp.

Desde então, como uma semente que se espalha, entidades como Vexty, Vivest e BB Previdência uniram-se ao grupo disposto a atrair esse público, que será responsável pela perenidade do sistema. Para isso, investem em projetos, campanhas, eventos, conteúdos específicos, redes sociais e em tecnologia. Tudo para tornar a Previdência Complementar mais compreensível e acessível. Afinal, os jovens da faixa etária de até 34 anos compõem um universo que representa quase 30% dos 3 milhões de participantes dos planos de Previdência Complementar, segundo o Consolidado Estatístico da Abrapp, disponível no final da presente edição.

A primeira ação da Abrapp foi a participação na 20ª Feira do Estudante – EXPO CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) em 2017, cuja palestra inaugural foi ministrada por Lucas Nóbrega, então Diretor da Abrapp. Nos anos seguintes, a iniciativa contou com palestras dos especialistas Glauco Milhomem, Ana Paula Peralta, Claudia Campestrini e, a partir de 2019, Cristiano Verardo abraçou a causa. Ao mostrar ao jovem que ser previdente também é uma atitude, ele se tornou o porta-voz da iniciativa, como colaborador dos esforços educacionais da UniAbrapp.

As palestras presenciais do “Previdência é Coisa de Jovem” foram se expandindo para além da parceria com o CIEE. Passaram a ser transmitidas em lives e a integrarem a programação do Congresso Brasileiro de Previdência Privada da Abrapp, o maior evento mundial do setor. “Não paramos mais e, neste período, observamos que as EFPCs aumentaram suas ações juntos aos jovens. Afinal, essa é uma causa que conta com o envolvimento de todos”, lembra Natale.

Desde o início da iniciativa, já foram realizadas mais de 20 apresentações, no formato presencial ou online, que juntas alcançaram mais de 38 mil acessos em todo o Brasil. “Temos ainda o TikTok e o Instagram (@previdenciacoisadejovem), com 1.671 seguidores que consomem conteúdos sobre educação financeira e previdenciária, por meio de uma linguagem leve e divertida”, destaca a Gerente da UniAbrapp. “A proximidade com esse público é cada vez maior. Sabemos que precisamos estar muito perto deles, utilizando comunicação simples e canais acessíveis.”

Segundo Natale, o plano para 2024 é criar um grupo para conduzir mudanças no PCJ, o que envolverá a criação de novos conteúdos voltados a despertar a atenção dos jovens, trazer mais integração ao perfil do Instagram para as atividades educacionais e evoluir no uso de ferramentas de engajamento nas apresentações. O objetivo é claro: levar a mensagem para mais e mais pessoas. “Estamos preparando surpresas para este ano”, adianta.

Solidariedade entre gerações – Aos 49 anos e pai de três meninas, Cristiano Verardo respira previdência por onde passa. E não é só com o chapéu de colaborador das iniciativas educacionais da UniAbrapp, mas também em casa, onde fala sobre o assunto com as filhas, uma de 13 anos e gêmeas de 9 anos. “Atuar como porta-voz do PCJ é uma ação de solidariedade entre gerações. Nós, os mais velhos, temos muito a compartilhar, e eles, os mais jovens, muito a nos ensinar. Encaro tudo isso como minha contribuição para ampliar o conceito da atitude previdente!” Verardo acredita estar semeando despertamento, provocando mudanças e nutrindo. “Tenho certeza de que lá na frente milhares de jovens pensarão em como ter assistido a palestra foi importante para mudar atitudes.”

Na Vexty, Verardo é Diretor de Seguridade, Relacionamento e Tecnologia, e começou a implantar ações voltadas diretamente a essa audiência em 2015. Em 2023, a entidade iniciou um fórum de discussão para se aproximar do público jovem nas patrocinadoras. Ao longo do segundo semestre, um grupo de 14 jovens interagiu duas vezes por mês com a Vexty, em agendas de formação, nas quais as lideranças compartilharam conteúdos, e também em agendas de colaboração, momento em que os jovens puderam trocar ideias, feedbacks e insights sobre previdência.

“O objetivo do projeto, chamado Representa Vexty, é identificar e implementar melhorias na comunicação e relacionamento com os jovens, além de aumentar a efetividade das ações de educação financeira e cultura previdenciária. Tem sido uma experiência rica”, afirma Mauro Figueira, Diretor-Presidente da entidade. No segundo semestre de 2023 foram realizados 12 encontros virtuais. A primeira turma do programa concluirá as atividades em maio de 2024, período após o qual serão divulgados os resultados.

Observando esse público de perto nos últimos cinco anos, Verardo considera que não há segredo na abordagem. O projeto da Vexty, que deve se estender a outras turmas, mostra que é importante ouvir o que os jovens têm a dizer, mas também transmitir a mensagem a eles. “Digo para minhas filhas que a gente ouve com os ouvidos, mas escuta com o cérebro. Precisamos falar e fazer essa mensagem chegar no cérebro dos jovens.”

A apresentação do Previdência é Coisa de Jovem é praticamente a mesma desde 2019, com pequenas alterações, porque a mensagem continua válida, salienta Verardo. “Uma vez que ela seja razoavelmente entendida, tenho certeza que gerará um caminho de mudança”, avalia.

(Continua…)

 

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