*Edição nº 457 da Revista da Previdência Complementar – uma publicação da Abrapp, ICSS, Sindapp e UniAbrapp.
Por Rejane Tamoto
Entidades podem obter compensação para suas contribuições associativas à medida que utilizam produtos e serviços, como cursos, congressos e seminários – O portfólio de mais de 50 soluções, considerando os serviços e produtos da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta, tem contribuído para o desenvolvimento das EFPCs em diversas áreas dentro de suas estruturas. Isso porque tais soluções são concebidas a partir das demandas reais do setor, para que cada produto ou serviço gere um impacto direto e positivo na gestão e na governança das entidades. “O grande objetivo da Abrapp é disponibilizar alternativas inovadoras e que atendam ao coletivo. A criação da Conecta, por exemplo, teve como foco facilitar a oferta de soluções associativas, tornando mais acessível a implementação de melhorias dentro das entidades”, afirma Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp.
Uma das entidades que participou de iniciativas da Conecta foi a Real Grandeza, no Hupp! Hub da Previdência Privada da Abrapp, um ambiente colaborativo voltado à inovação no setor. O Diretor-Presidente da Real Grandeza, Sergio Wilson Ferraz Fontes, avaliou que no evento diversas oportunidades foram debatidas e incubadas para posterior oferta de serviços compartilhados aos associados, o que favorece o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes para a Previdência Complementar.
“Também estivemos no Hack’A’Prev – Hackathon de Previdência, promovido pela Conecta, com o objetivo de estimular soluções para os desafios enfrentados pelo setor. A participação nesse evento permitiu entrarmos em contato com novas abordagens tecnológicas e modelos disruptivos de gestão e inovação”, destaca.
Outro fator que contribui para os bons resultados das soluções oferecidas pelo portfólio de soluções da Abrapp, segundo Devanir Silva, é a expertise das Comissões Técnicas da Associação. Atualmente, mais de mil especialistas distribuídos pelo Brasil colaboram na formulação de produtos e serviços que não possuem uma finalidade lucrativa, e sim um forte viés de educação previdenciária, com ferramentas e conteúdos especializados para a gestão das EFPCs. “A Abrapp adota um rigoroso monitoramento das ferramentas e produtos que oferece, garantindo que estejam sempre alinhados às necessidades das associadas. Qualquer nova solução proposta passa pelo crivo de especialistas das Comissões Técnicas”, completa.
Silva lembra que outro critério fundamental é que as soluções sejam desenvolvidas para utilização coletiva, e um bom exemplo de iniciativa é o Calendário de Obrigações.
“O Calendário auxilia no cumprimento das exigências legais, garantindo que todos os prazos sejam respeitados. Os produtos e serviços da Abrapp são essenciais para o desenvolvimento de todos os processos da nossa entidade”, atesta Fabiano Jacinto Amann, Diretor-Presidente da ANABBPrev.
Amann avalia que o portfólio do Sistema Abrapp está alinhado às demandas e necessidades da EFPC, tendo se tornado um suporte essencial para a execução das atividades. “As soluções favorecem a otimização de processos, permitem a implementação de boas práticas de governança e aprimoram a qualidade dos serviços prestados aos participantes. O conjunto tem sido essencial para o avanço das metas estratégicas da nossa entidade.”
A Abrapp incentiva a utilização do seu portfólio de soluções durante os encontros do Abrapp Itinerante, que proporcionam momentos de avaliação da representatividade e dos interesses das associadas. “Muitas vezes, produtos e serviços são aperfeiçoados, e até mesmo concebidos, a partir dessas reuniões. São momentos importantes de fortalecimento do engajamento e de oportunidade de promover melhorias constantes”, explica Devanir Silva.
O Diretor-Presidente lembra que os trabalhos das Comissões Técnicas estão alinhados com o planejamento estratégico do sistema, abordando as tendências e desafios do setor, como o efeito da inteligência artificial na gestão previdenciária. “Estamos atualmente discutindo essa tecnologia. Provavelmente iremos gerar novas soluções de uso coletivo, reforçando o nosso compromisso de contribuir para a inovação e eficiência do quadro associativo”, revela.
(Continua…)
Clique aqui para ler a matéria completa na íntegra.