Nova edição da Revista: TI bimodal, consolidada na Abrapp, tem como preocupação não só a manutenção de processos cotidianos, mas um olhar de inovação*

*Edição nº 447 da Revista da Previdência Complementar – uma publicação da Abrapp, ICSS, Sindapp e UniAbrapp.

 

Por Débora Diniz

Abrapp passa por transformação digital – Melhoria de processos, segurança e redução de custos são alguns dos resultados obtidos pelo intenso trabalho de transformação digital implementado pela Abrapp. As ações começaram em 2021 e chegam agora a uma etapa que já começa a ser percebida pelos usuários, com medidas como a adoção de sistema multicanal de atendimento.

Responsável pelo projeto, Ivan Corrêa Filho, Superintendente Adjunto da entidade, destaca que o mundo mudou, fazendo com que a área de TI passe a exigir muito mais do que simplesmente cuidar do suporte e das tecnologias da organização. É preciso cuidar da estabilidade e da eficiência – que são as atribuições tradicionais da área, mas sem esquecer do aspecto experimental, focada na agilidade e inovação.

É a chamada TI bimodal, consolidada na Associação com a chegada de dois profissionais focados, respectivamente, em projetos e suporte. “É uma TI preocupada não só com essa estabilidade do dia a dia, porque isso é, atualmente, uma necessidade, como respirar. Há também um olhar de inovação”, explica. O início do trabalho se deu com o mapeamento de todos os processos, rotinas e verificação das principais deficiências e necessidades, o que permitiu levar para dentro da Abrapp uma visão mais estruturada, fincada no aspecto operacional e de governança.

Constituída há mais de 40 anos, a Associação tem por princípio ser um indutor de mudanças. Essa premissa permeou o mapeamento dos processos, a identificação das dores das áreas de negócio, o que poderia ser aproveitado nesse momento ou modificado. A partir desse mapeamento, foi possível entender os desafios e como a tecnologia poderia ajudar na jornada, potencializando entregas sem a necessidade de novos recursos.

Ao longo de 2022, foram implantados mais de dez novos sistemas de gestão com software de mercado, seguindo a tendência de sempre buscar tecnologias especializadas e avaliar como elas aderem às necessidades da organização. “Colocamos um ERP; sistemas de comunicação com os nossos associados, de gestão de assembleia e de eleição. Agora, estamos lançando novo canal de atendimento, olhando para multicanais”, elenca Corrêa, referindo­ -se ao “Abrapp Atende”. O próximo passo é chegar ao WhatsApp.

Outro aspecto importante é o foco na sustentabilidade, com o objetivo de reduzir os antigos custos com a adoção de tecnologias mais modernas e eficazes. “Não podemos esquecer que a Abrapp, como uma Associação sem fins lucrativos, tem que ter uma gestão extremamente correta para que a gente sempre use os recursos das associadas da melhor forma possível”, destaca Ivan Corrêa.

(Continua…)

 

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