Novo Código de Autorregulação em Investimentos será lançado hoje às 18h15 e já tem primeira adesão

Novo Código de Autorregulação em Governança de Investimentos

A edição 2020 do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos será lançada nesta quarta-feira (18), às 18h15, no Estande do Sindapp. O estande está localizado no Espaço Institucional do 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada.

E já há motivos para comemorar: a Centrus foi a primeira entidade a solicitar a adesão à nova edição do Código de Autorregulação. Essa iniciativa é carregada de simbolismo: a Centrus foi primeira EFPC a aderir ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, logo após o lançamento da primeira edição, em 2016, e também a primeira entidade certificada com o Selo de Autorregulação, em 2017.

Resposta à sociedade – Idealizador do programa de Autorregulação, José Luiz Rauen, Vice-Presidente do Sindapp e Coordenador da Comissão Mista de Autorregulação, lembra que a caminhada da Autorregulação teve início há 7 anos, a partir de uma ideia proposta no âmbito do Sindicato e abraçada também por Abrapp e ICSS.

Ele nota que o programa foi uma reação do sistema para mostrar seu compromisso com as melhores práticas, em um momento em que notícias negativas, relacionadas a casos pontuais, ganhavam as manchetes. “Precisávamos dar uma resposta para a sociedade brasileira e dizer que o sistema estava reagindo a uma tentativa de destruição. E qual foi a reação? A apresentação à sociedade brasileira de um Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, por isso esse foi o primeiro Código”.

Rauen explica a edição do 2020 contempla as atualizações normativas que surgiram desde 2016 e seu conteúdo também incentiva a adoção aos princípios ESGI. O novo formato também foi alinhado ao do Código mais recente, de Governança Corporativa, contemplando o Manual em seu corpo.

“Nossa intenção é convidar as EFPC que ainda não aderiram ao Código ou solicitaram o Selo de Autorregulação para que entrem nesse processo. É muito importante para os nossos participantes, patrocinadores, instituidores e para que possamos mostrar à sociedade que somos de fato uma indústria muito bem organizada e temos uma estrutura de Autorregulação forte e entidades com seus processos certificados”, ressalta Rauen.

Após solicitar adesão ao novo Código, a EFPC terá o prazo de 1 ano para solicitar o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos. A adesão ao Código também implicará na adesão ao Código de Princípios Éticos e de Condutas para o Regime Fechado de Previdência Complementar.

Para participar da cerimônia de lançamento e saber mais detalhes, clique na opção “Apresentação/Palestra” disponível no menu inferior do Estande do Sindapp .

Shares
Share This
Rolar para cima