A Diretora de Planejamento da Previ, Paula Goto, publicou em sua página no LinkedIn reflexões sobre sua participação no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). Na ocasião, ela coordenou a Palestra Técnica “Como os ciclos de juros local e internacional impactam o cenário de renda fixa no Brasil”, que teve como palestrantes Fabiano Penna Zimmermann, Head de Renda Fixa do ASA; e Rodrigo Soares Holz de Abreu, estrategista do fundo ASA Alpha.
Na publicação, ela destaca que, diante do atual cenário das políticas monetárias local e internacional, como o Brasil aumentando em de 25 pontos-base a taxa básica de juros, e os Estados Unidos reduzindo em 50 pontos, a discussão analisou o impacto nos mercados de renda fixa, e como a atividade econômica, a inflação e as expectativas de cortes ou aumentos nas taxas de juros moldam as estratégias de investimentos e a precificação dos títulos.
Ela lembra que os dados da atividade econômica do país vêm surpreendendo de forma positiva, com PIB mais alto do que o esperado pelo mercado, desemprego mais baixo e índices de confiança subindo, mas ainda assim é imperioso não descuidar da questão fiscal no Brasil.
O tema ganhou ainda maior relevância durante o 45º CBPP, já que a maioria das fundações presentes estavam em processo de revisão de suas políticas de investimentos para o ano de 2025, ela disse. “A mesa apresentou como principais oportunidades de investimentos em renda fixa, os títulos atrelados à inflação, os quais permitem ‘imunizar o passivo’ com ativos que melhor espelham o compromisso previdenciário do pagamento de benefícios”.Leia aqui a publicação na íntegra.