45º CBPP: Petros destaca boas práticas em imunização, relacionamento, ASG e profissionalização

As iniciativas de imunização de planos BD, além de ações de relacionamento, engajamento ASG e profissionalização foram os temas dos cases apresentados pela Petros no Espaço Boas Práticas do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). O maior evento mundial do setor tem sua realização nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O primeiro case abordou o processo de imunização dos planos de Benefício Definido (BD), iniciado em 2021, durante o cenário de aumento da taxa de juros no Brasil. A Petros negociou cerca de R$ 80 bilhões em NTN-Bs em diversos vértices, com o objetivo de garantir a solvência dos planos, sem sacrificar a rentabilidade. Segundo Alexandre Horstmann, Gerente Executivo de Renda Fixa e Macroeconomia da Petros, o processo foi conduzido com cautela, evitando movimentações significativas no mercado que pudessem impactar negativamente a entidade. “Como resultado, todos os planos geraram resultados positivos, consolidando a estabilidade e o crescimento das carteiras”, disse.

Átila Riggo, Gerente Executivo de Governança, Riscos e Compliance da entidade, destacou que a imunização dos planos BD não apenas reduziu o risco inflacionário, mas também diminuiu os riscos de crédito e liquidez. “A estratégia alinhou o fluxo de caixa dos ativos com os passivos dos planos, permitindo a superação das metas atuariais”, afirmou. Riggo ressaltou a importância de manter essa estratégia no longo prazo, otimizando o índice de solvência e reduzindo a volatilidade das carteiras.

Rainielson dos Santos Faustino, Gerente Executivo de Fundos e Macroalocação da Petros, lembrou da importância da diversidade de modalidades dos planos geridos pela Petros e a complexidade de suas estratégias de investimento. “A gestão da carteira diversificada  foi fundamental para otimizar os resultados e garantir a solvência no longo prazo”, completou.

Relacionamento

O programa Petros Mais Perto de Você foi lançado em 2023 com o objetivo de aproximar a entidade de seus públicos, incluindo patrocinadores, instituidores e participantes, para reforçar a transparência em suas ações. “A Petros ampliou o acesso a informações em seus canais de comunicação, com relatórios trimestrais e conteúdos voltados à governança, riscos, práticas ASG e a assistência aos aposentados e pensionistas”, afirmou Sâmara Ibañez, Assessora de Imprensa Interina e Tatiana Gomes Ambrósio, Gerente Executiva de Relacionamento com Participantes.

Tatiana destacou a reabertura dos atendimentos presenciais em várias cidades e a implementação do Comitê Consultivo, que permite aos participantes elegerem representantes para contribuir nas decisões da governança da Petros.

Agenda ASG

Ao apresentar as diretrizes e cases voltados ao fortalecimento das práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), Átila Riggo disse que a Petros adota iniciativas para garantir a sustentabilidade, tanto no ambiente de trabalho quanto nos investimentos. A Petros implementou um rating ASG em suas carteiras de investimento, avaliando empresas com base em critérios socioambientais. “Essa análise influencia diretamente as decisões de alocação de recursos, garantindo que as empresas investidas estejam alinhadas com os princípios sustentáveis”, afirmou.

Luiz Guimarães Pavarinn, Analista de Renda Variável da Petros, complementou com cases de sucesso, como o envolvimento da Petros na liderança de um engajamento coletivo para pressionar uma investida a melhorar suas práticas ambientais e sociais. Além disso, destacou o papel da Petros na governança de uma construtora na qual investe, com o objetivo de aprimorar a segurança do trabalho e a sustentabilidade no setor.

Formação de Futuros Líderes

 Angela Pereira da Silva e Jorgiane Rodrigues de Aguiar, Analistas de Recursos Humanos da Petros, apresentaram o programa de estágio da fundação, que tem como objetivo desenvolver jovens talentos e prepará-los para o mercado de trabalho. O programa oferece capacitações técnicas e comportamentais, com foco na inovação e no desenvolvimento contínuo. Com uma taxa de efetivação crescente, o programa tem sido reconhecido pela alta gestão da Petros como um pilar essencial para a formação de novos profissionais.  “Com mais de 40 estagiários ativos, o programa se destaca pelo acompanhamento próximo dos supervisores e pela participação ativa dos estagiários em projetos estratégicos da Petros, o que incentiva o desenvolvimento de ideias inovadoras”, concluem.

Sobre o 45º CBPP – Realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o congresso conta com uma rica programação, trazendo temas, palestras e provocações que visam despertar ideias inovadoras e ajudar a superar os desafios do mercado na atualidade.

Clique aqui para mais informações.

O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.

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