Podcast “Futuro em Foco” aborda a Resolução CGPC 13 e a evolução da governança nas EFPC

Com o tema “Resolução CGPC no 13 Governança e Controles Internos”, já está disponível o oitavo episódio do podcast “Futuro em Foco”, realizado pela Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp. O novo episódio traz uma discussão sobre as oportunidades futuras de criação de valor para os participantes das entidades. A Resolução CGPC no 13, de 1º de outubro de 2004, estabelece princípios, regras e práticas de Governança, Gestão e Controles Internos a serem seguidos pelas EFPC. Com quase duas décadas de existência, representou um marco no avanço dessas áreas dentro das entidades.

E para abordar o tema, o episódio 8 conta com a participação de Amarildo Vieira, Diretor Presidente da Funpresp-Jud. Ele debate o tema com Ilton Luís Schwaab, Diretor-Presidente da Pouprev. O bate-papo foi conduzido por Marcio Manzi, membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp.

No podcast, Vieira contextualizou o quanto a Resolução elevou a qualidade da gestão das entidades, já que na época algumas estavam em fase de profissionalização. “A segregação, a transparência e o papel dos comitês foram pontos de destaque. Foi um marco para todos aqueles que querem seguir um caminho de sucesso”, avalia.

Schwaab destacou a consolidação de diversos normativos na Resolução. “Além disso, preservou o fomento do setor, com obrigações rígidas para as entidades de maior porte e flexibilidade para as de menor porte. Trouxe segurança à questão da fidúcia, para que todas possam seguir as boas práticas”, analisa.

Os convidados também comentaram as mudanças na certificação por experiência. Segundo eles, elas foram positivas e estão mais equilibradas, preservando também a profissionalização e a educação continuada. O bate-papo também abordou temas como o monitoramento de riscos e a importância de investimentos necessários para elevar a governança dentro das entidades, além de casos de sucesso.

O “Futuro em Foco” está disponível no site da Abrapp e na plataforma Spotify. O produto foi criado com o objetivo de oferecer informação e atualização de uma forma dinâmica e acessível a qualquer momento e em qualquer lugar.

Clique aqui para acessar o podcast.

Shares
Share This
Rolar para cima