Previ e Governança: O olhar do Dono! – por Paula Goto*

Paula Goto

Com mais de R$ 260 bilhões de ativos sob gestão e mais de R$ 1,3 bilhão de benefícios pagos mensalmente, a PREVI é a maior Fundação de Previdência de Trabalhadores da América Latina. Foi fundada e é gerida por funcionários do Banco do Brasil e por associados da Previ.

Os resultados consolidados do mês de novembro apresentam um superávit acumulado de 10,32 bilhões de reais no Plano 1, representando uma rentabilidade acumulada no ano de 10,88% contra um atuarial de 7,62%. No Previ Futuro, a rentabilidade acumulada no ano foi de 12,96%, contra uma meta atuarial de 7,50% no mesmo período. Todos os perfis de investimento do Previ Futuro apresentaram rentabilidade acima da meta de referência e performance acima de seus pares de mercado. Reputo a robustez e solidez dos números e resultados apresentados ao Olhar do Dono sobre o seu negócio! Todos os gestores e técnicos são associados da Previ!

Primeiramente, é preciso citar a sua essência associativista. É com o propósito de cuidar do futuro das pessoas que a Previ foi fundada e é gerida por funcionários do Banco do Brasil, Associados da Previ. Foram 52 funcionários que fundaram a Caixa Montepio dos Funcionários da República do Banco do Brasil, inicialmente como Carteira de Pecúlios e depois se transformando na primeira entidade de previdência do país, antes mesmo do surgimento de sua previdência oficial!

Desta essência deriva o seu modelo de governança, com a participação paritária de indicados pelo Patrocinador Banco do Brasil e de eleitos diretamente pelos associados da Previ. Somente para citar um case de sua robustez e exemplo de segregação de funções e gestão de riscos com um “chinese wall” perfeito, temos um mantra que diz que, na Previ, “quem planeja não executa, e quem executa não controla”.

Aqui citamos a Política de Investimentos da Previ, que é elaborada pela Diretoria de Planejamento, aprovada pelo Conselho Deliberativo, suas diretrizes são executadas pela Diretoria de Investimentos e os resultados são controlados pela Diretoria de Administração. Estes pesos e contrapesos entre diretorias de eleitos e indicados são um modelo de governança que protege.

Como protegem o Gerenciamento de Riscos e Compliance da entidade, baseado nas três camadas de controle, sendo a primeira representada pelas áreas de negócios ou “risk owners”, a segunda camada representada pela sua gerência de Controles Internos e de Riscos e a terceira pela sua Auditoria Interna. Na Previ temos também um Comitê de Auditoria de assessoramento ao Conselho Deliberativo e a Auditoria Externa, além do Conselho Fiscal, Conselhos Consultivos dos Planos 1 e Previ Futuro e demais comitês de assessoramento ao Deliberativo.

Uma entidade que se aproxima dos seus 120 anos, tem no seu DNA a capacidade de valorizar a experiência e de se reinventar sempre com O Olhar do Dono para o seu negócio e para o futuro, para as oportunidades, para os compromissos previdenciários e para um ciclo virtuoso que os investimentos podem gerar para a sociedade como um todo, pois é nesta sociedade e neste mundo que nós e nossos beneficiários vamos viver! Por isso miramos o longo prazo e prezamos pelas melhores práticas ASGI – Ambientais, Sociais de Governança e de Integridade, fazendo parte de diversas iniciativas como o PRI – Principles for Responsible Investment, onde somos signatários e fundadores, CDP, GHG Protocol, IPC, Pacto Global da ONU, Movimento + Mulher 360, Iniciativa 30% Club, Pacto Empresarial pela Igualdade Racial dentre outros.

 

*Paula Goto é Diretora de Planejamento da Previ

Shares
Share This
Rolar para cima