Previ lança novo Código de Melhores Práticas ASGI

Com o objetivo de aprofundar os temas que representam avanços nas práticas ambientais, sociais, de governança e de integridade, a Previ lançou a 4ª edição do Código de Melhores Práticas ASGI, publicação que teve sua primeira versão lançada, de forma pioneira, em 2004. Nesta atualização, o código enfatiza os aspectos climáticos, tais como necessidade de eficiência energética e escassez de recursos naturais; novas políticas e relações de trabalho, além de atualizar regulamentações e legislações pertinentes à governança corporativa.

De acordo com o diretor de participações da Previ, Fernando Melgarejo, os aspectos ASGI são importantes não apenas para a perenidade dos investimentos e o cumprimento do dever fiduciário, mas principalmente pelo impacto positivo que geram ao meio ambiente e à sociedade.

O Código foi fruto da experiência e participação da Previ em debates e fóruns, já que a entidade fez parte da criação do Principles for Responsible Investment (PRI) e é signatária de diversas iniciativas nacionais e internacionais, como CDP, IPC, 30% Club e Stewardship.

Melgarejo explica que a atualização do Código teve por finalidade oferecer um instrumento dinâmico e atualizado, com os compromissos assumidos pelos governos, empresas e sociedade. “Os aspectos climáticos estão contidos no pilar ambiental do questionário ASGI, sendo também mensurados e avaliados, com destaque para o acompanhamento e engajamentos juntos às companhias com vistas à redução das emissões de Gases de Efeito Estufa”, explica.

O Código também fornece uma atualização do rating ASGI da Previ, que é obtido por meio de um questionário, composto por aspectos qualitativos e quantitativos, aplicado a todas as empresas nas quais a entidade investe ou estuda investir. “O rating reflete os riscos ASGI do negócio e permite identificar eventuais oportunidades de aprimoramento para as companhias analisadas, apontando o nível de alinhamento em relação às melhores práticas ASGI”, afirmou.

De acordo com Melgarejo, a partir dos resultados verificados, é realizado o ranqueamento das companhias e consequente mensuração dos riscos ASGI observados.

A Previ, então, conduz ações de engajamento individuais e coletivas, em conjunto com outros acionistas relevantes e organismos de fomento ao aprimoramento dos aspectos ASGI. “Tais ações visam não só aperfeiçoar práticas ASGI das empresas investidas, como também mitigar os riscos observados na carteira de investimentos. As empresas identificadas como mais bem colocadas no rating ASGI trazem oportunidade de investimentos para longo prazo, trazendo perenidade e sustentabilidade aos negócios, características essenciais para um fundo de pensão”, conclui.

Shares
Share This
Rolar para cima