Regional Sudeste: Conecta apresenta soluções para desonerar as EFPC

Criada para oferecer produtos e serviços que atendam as grandes dores das EFPC, com redução de custos e aceleração da inovação por meio de soluções compartilhadas, a Conecta deu continuidade à série de encontros +Conecta, nesta terça-feira (09), com as associadas da Regional Sudeste da Abrapp.

Durante o encontro foram apresentadas as diversas frentes de trabalho da Conecta. Dentre elas, está o Hupp, o primeiro hub de inovação da previdência complementar fechada do Brasil; produtos e serviços de parceiros no conceito “plug and play”; e a Central de Serviços Compartilhados – solução completa para a área comercial das entidades.

Ouvir e conectar – O propósito da Conecta é construir conexões de valor entre negócios, pessoas e as entidades fechadas de previdência complementar. Promovendo assim um ambiente onde é possível colaborar e compartilhar soluções, destacou a Superintendente Executiva da empresa, Claudia Janesko.

“Por isso ouvir as associadas é tão importante: vocês nos balizam sobre o quanto estamos aderentes com esse propósito, o quanto podemos evoluir e aprimorar”, ressaltou Cláudia.

O Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, lembrou que a Conecta pertence indiretamente às associadas, pois o empreendimento nasceu no seio da Associação.

Os ganhos de escala proporcionados pela adesão do quadro associativo às soluções geram um ciclo virtuoso: desonera, reduz custos e torna acessível para todas as inovações de ponta do mercado. “Temos bons produtos, fornecedores de renome e utilizamos o melhor da tecnologia. É um movimento de ganha-ganha”, acrescentou Devanir.

Frentes de trabalho

Hupp – Uma das frentes de trabalho da Conecta foca em inovações já experimentadas por outros mercados, mas que exigem desenvolvimento adicional para atender às necessidades específicas das EFPC. É o foco do Hupp – primeiro hub setorial da previdência complementar fechada.

O hub surgiu a partir do planejamento estratégico da Abrapp, no pilar de inovação, e conta com a gestão da Conecta e consultoria técnica da LM Ventures.

Atualmente, 17 startups selecionadas pelo Hupp trabalham em parceria com 11 EFPC para validação de novas soluções dentro do setor. O projeto já avançou para a etapa de mentoria e consultoria estratégica para as Provas de Conceito (POC) das soluções desenvolvidas pelas startups.

Depois de validadas, elas serão lançadas para compartilhamento com as demais entidades do sistema. “Nossa expectativa é que no final do semestre já tenhamos algo sendo disponibilizado para vocês por meio da Conecta”, destacou Claudia Janesko.

Parceiros – Outra frente de trabalho da Conecta são produtos e serviços para as EFPC no conceito “plug and play” – ou seja, que já estão prontos e não exigem desenvolvimento adicional para que as entidades já comecem a utilizar.

Para estarem no portfólio da Conecta, essas soluções são avaliadas sob critérios de excelência no atendimento e precisam oferecer melhores condições comerciais do que as EFPC encontrariam no mercado, entre outros aspectos. “Afinal, um dos nossos propósitos é trazer mais desoneração para as entidades, olhar para a escalabilidade”, destacou Claudia.

Atualmente, a empresa conta com os seguintes parceiros para soluções voltadas às EFPC: PFM (ferramenta de avaliação e gestão de riscos); Perinity (software de GRC, avaliação de aderência à LGPD e terceirização de DPO); Inovativadora (consultoria de marketing digital); Contraktor (digitalização e gestão de contratos); Agência Eureka (agência de publicidade); Comdinheiro (análise do mercado financeiro) e Atlas (governança para reuniões).

Claudia destacou que as soluções validadas no Hupp também passarão por essa negociação comercial para que a oferta seja diferenciada para as EFPC.

Central de Serviços – Primeira operação com prestação de serviços direta pela Conecta, a Central não é uma ferramenta. Trata-se de estrutura completa de serviços, suportada por tecnologia, que engloba toda as etapas do funil de vendas. Isso pode envolver, por exemplo, desde a preparação para o lançamento de um plano família, passando pela captação de potenciais clientes, campanhas, atendimento e pós-venda.

A plataforma proprietária permite, de um lado, a elaboração de planejamento, estratégias e campanhas de marketing customizados para cada entidade. E, de outro, a oferta no estilo BPO, em que as ferramentas tecnológicas por trás dessas ações são compartilhadas pelas EFPC, o que possibilita a redução de custos. Um exemplo é o chatbot “Clara” que atua no atendimento e prospecção com inteligência artificial embarcada.

“Eliminamos a necessidade de cada EFPC ter que construir toda uma máquina tecnológica, construir integrações, ter custos de set up e de tempo para treinamentos em cada ferramenta”, observou Claudia Janesko. A plataforma é trabalhada com a estrutura “White label”, ou seja, a marca vista pelo cliente é sempre a da entidade fechada.

A Central de Serviços está em fase inicial de operações. Por esse motivo, as entidades que contratarem os serviços neste momento terão acesso a condições ainda mais vantajosas, ressaltou Devanir Silva.

“É uma relação de ganha-ganha: a Conecta vai enriquecer seu currículo e a EFPC terá acesso a toda essa tecnologia de ponta por praticamente preço de custo, para que consigamos expandir a solução. É um momento interessante, principalmente, para quem tem o objetivo de lançar ou está iniciando um plano família”, destacou.

Troca de experiências

Durante o encontro, as associadas esclareceram questões sobre os serviços ofertados pela Conecta e manifestaram forte interesse em conhecer melhor as soluções. Os dirigentes também compartilharam suas experiências com os serviços contratados.

Luiz Carlos Cotta, Diretor-Presidente da Faeces, elogiou a consultoria para planejamento da transformação digital da entidade. “Estamos muito satisfeitos com a empresa contratada via Conecta para desenvolver nosso planejamento estratégico. São profissionais muito competentes, que prestaram serviço de excelente qualidade”.

Confira o calendário dos próximos encontros +Conecta:
10/03 – Regional Leste – 10h às 12h
11/03 – Regional Sul – 10h às 12h
12/03 – Regional Nordeste – 10h às 12h

Leia aqui sobre encontro +Conecta Regional Centro-Norte realizado em 2 de março.

Leia aqui sobre encontro +Conecta Regional Sudoeste realizado em 3 de março.

Shares
Share This
Rolar para cima