Retomada do Sisobi é discutida em reunião entre Abrapp e INSS

A Abrapp realizou reunião com representantes do INSS nesta segunda-feira, 4 de setembro, para discutir a retomada do acesso às informações constantes da base de dados do Sistema de Controle de Óbitos – o Sisobi.

Participaram do encontro, em Brasília, o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi; o Superintendente-Geral da Abrapp, Devanir Silva; o Presidente do INSS, Alessandro Antonio Stefanutto e o Diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis.

O acesso ao Sisobi pelas associadas da Abrapp funcionou durante dois anos, entre 2018 e 2020, mas foi descontinuado devido a uma decisão do INSS, durante o período da pandemia. A Abrapp realizou uma série de ações para retomar o funcionamento do serviço, inclusive com a proposição e aprovação de legislação específica para tratar do assunto (Lei 14.131/2021). Apesar da aprovação de nova legislação à época, o serviço ainda não foi restabelecido.

No encontro realizado nesta segunda-feira, a Abrapp levou a importância do acesso ao sistema para a prova de vida pelas entidades, que já foi alvo de um convênio no passado. Os representantes do INSS mostraram conhecer profundamente as necessidades das entidades.

“Fornecemos um conjunto de informações sobre o tema e devemos receber um posicionamento nos próximos dias. Esse foi mais um passo para trazer a solução de algo fundamental para as nossas associadas, que é ter novamente à disposição a prova de vida, que é um instrumento valoroso de gestão de passivo para as entidades”, avaliou Jarbas Antonio de Biagi.

Shares
Share This
Rolar para cima