Salve na agenda: seminário internacional da UniAbrapp acontece em maio na Espanha

O seminário internacional  “A Estrutura da Previdência na Europa” será realizado pela UniAbrapp no período de 23 a 30 de maio em Madri, na Espanha. Tradicional, a iniciativa marca o intercâmbio de melhores práticas entre dirigentes de fundos de pensão e especialistas estrangeiros. A programação será composta por 14 painéis de conteúdo técnico em diversas áreas.

A agenda técnica do evento se concentrará no período de 24 a 29 de maio e começa com um painel sobre a situação da Previdência Privada no mundo, que será abordada por Pablo Antolín, Economista-Chefe da Unidade de Previdência Privada da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ). O primeiro dia também será dedicado aos insights sobre economia comportamental, na palestra de Diego Valero, professor da Universidade de Barcelona e da London School of Economics.

No segundo dia, os participantes poderão conferir uma palestra de Chris Curry, Diretor do Pension Policy Institute do Reino Unido, que compartilhará a experiência britânica com a inscrição automática. Esse modelo tem ganhado destaque por simplificar a adesão aos planos de previdência. Roel Mehlkopf, Professor Doutor em Economia Financeira da Universidade de Maastricht, apresentará a palestra “A Reforma Previdenciária na Holanda: de BD para CD”.

No terceiro dia, a programação traz uma análise das tendências em longevidade e seus impactos para os fundos de previdência, que será apresentada por José Miguel Rodrigues Pardo, Coordenador Acadêmico de Ciências Atuariais e Financeiras da Universidade Carlos III, Espanha. Além disso, Dariusz Stanko, Secretário-Geral da IOPS, discutirá a supervisão baseada em riscos, oferecendo insights valiosos para reguladores e gestores.

A agenda contará também com Rob Bauer, Professor de Finanças da Universidade de Maastricht, que abordará os investimentos no exterior e os fatores ASG (Ambientais, Sociais e de Governança). A discussão sobre governança será liderada por representantes da ABP, o fundo de pensão dos funcionários públicos da Holanda, e Jerry Moriarty, Presidente da PensionsEurope.

No encerramento, a proposta é abordar as lições internacionais e suas aplicabilidades para o fomento do Sistema Brasileiro, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de vivenciar a experiência internacional, o que favorece o aprimoramento da gestão nas EFPC.

Em breve, as inscrições serão abertas e a programação completa será divulgada.

Shares
Share This
Rolar para cima