Salve na agenda: Seminário Internacional FIAP-ABRAPP acontece nos dias 3 e 4 de outubro

Uma imersão nas tendências mundiais para o sistema de Previdência Complementar será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, durante o primeiro Seminário Internacional FIAP-Abrapp 2024. O evento é fruto de um acordo de cooperação com a FIAP (Federação Internacional de Administradora de Fundos de Pensão), que tem sede em Santiago, no Chile.

Com o tema “Tendencias de Los Sistemas de Pensiones En El Mundo”, o evento internacional acontece no Rio de Janeiro e reunirá líderes e especialistas nacionais e internacionais para discutir e analisar as últimas tendências nos sistemas de pensão em todo o mundo.

O seminário oferecerá insights sobre as abordagens estratégicas que estão moldando o segmento e apresentará perspectivas inovadoras para o futuro.  A proposta é discutir as legislações e perspectivas globais para o sistema e proporcionar uma integração da realidade local com a dos demais países.

“Em breve, teremos o programa, que tem foco em uma agenda de fomento e de perspectiva de futuro da previdência privada no mundo”, avalia o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi.

Com atuação em praticamente todos os países da América Latina e também da Europa, a FIAP compartilha com a Abrapp o desafio de impulsionar mecanismos de poupança individual para enfrentar os problemas que os sistemas de previdência estão enfrentando, como resultado das mudanças demográficas.

“Estamos muito otimistas com os frutos dessa aliança com a Abrapp. Os principais objetivos do Seminário Internacional são rever a evolução dos sistemas de previdência à luz das tendências demográficas, dos mercados de trabalho e das políticas públicas em previdência, bem como analisar os diversos mecanismos existentes para universalizar a proteção social, em particular a poupança previdenciária, para o qual são necessárias opções de políticas públicas adequadas”, afirma o Presidente da FIAP, Guillermo Arthur.

Esses mecanismos, segundo ele, abrangem contribuições através de consumo, estímulos à poupança para a Previdência por meio da economia comportamental, inscrição automática para planos de previdência, uso de títulos de aposentadoria emitidos pelo Estado, entre outros.

Ele destaca que o Seminário enfatizará a busca de soluções para fortalecer o mercado de trabalho para que, por meio de uma maior formalidade, sejam alcançados melhores benefícios previdenciários para os trabalhadores. Além disso, serão exploradas formas de melhorar o perfil de risco e retorno dos investimentos das EFPC.

Outro ponto importante de discussão será sobre a situação política e social da América Latina e sua relação com as reformas previdenciárias que atualmente estão sendo discutidas.

“Contaremos com especialistas internacionais, que apresentarão experiência e conhecimento em diferentes tópicos de interesse, e com participantes de diferentes regiões do mundo (membros da FIAP e ABRAPP e outros), incluindo autoridades governamentais, parlamentares, funcionários de agências internacionais, representantes de administradores de fundos de previdência, fundos mútuos e companhias de seguros, além de outras personalidades relacionadas com o campo financeiro e da segurança social”, conclui o Presidente da FIAP.

Em breve, a programação e link de inscrição estarão disponíveis. Salve a data na agenda!

Shares
Share This
Rolar para cima