Selo de Engajamento 2024 é oportunidade para receber diagnóstico e orientação personalizada

Benefício da Abrapp para as Associadas, o programa de concessão do Selo de Engajamento 2024 está recebendo inscrições até o próximo mês. A iniciativa do Comitê de Gestão de Pessoas visa fortalecer a cultura organizacional e o papel das lideranças dentro do planejamento estratégico da Abrapp.

Até o momento, 45 entidades já se inscreveram no programa, e a expectativa é superar as 73 participantes do ano passado. O prazo para as inscrições termina no dia 14 de junho. A adesão é simples e sem custos: basta preencher o formulário de inscrição e assinar o termo de adesão, que assegura a confidencialidade e o uso adequado dos dados, de acordo com a LGPD.

Giovani Buchelt, Diretor de Consultoria e Produtos da Numera Consulting, explica que neste ano está intensificando o contato direto com as entidades inscritas. “Estamos ouvindo seus feedbacks para entender como têm aproveitado os resultados de anos anteriores e explorar formas de extrair mais valor do selo. De forma geral, as entidades avaliam a experiência como muito positiva.”

Ele explica que, para melhorar a interpretação dos resultados, as entidades são divididas em grupos por tamanho, permitindo uma comparação mais precisa entre realidades semelhantes.

“Isso tem sido útil para todas as entidades, independentemente de seu porte, pois possibilita entender melhor como se posicionam em relação às semelhantes e como podem buscar inspirações em suas práticas. Um pedido recorrente das entidades maiores e médias é um acompanhamento mais próximo na interpretação dos resultados e na criação de ações. Atendendo a essa demanda, disponibilizamos um pacote com workshop e ações mais específicas, que ajudam as entidades a transformar os resultados da pesquisa em planos de ação concretos, proporcionando um acompanhamento ao longo do tempo”, afirma.

Buchelt diz que esse pacote pode ser contratado no momento da inscrição, mas que também é possível fazer um upgrade por quem optar pelo benefício da Abrapp, que é gratuito.  Os pacotes personalizados são oferecidos para permitir que as entidades se aprofundem em áreas específicas de interesse. “Esse suporte adicional é uma novidade deste ano e tem sido bem recebido pelas entidades que desejam um acompanhamento mais detalhado e uma implementação mais eficaz das melhorias sugeridas pela pesquisa”, completa.

Pesquisa

A pesquisa do Selo de Engajamento cobre cerca de 10 temas principais, incluindo percepção de justiça, segurança psicológica, suporte do gestor e da alta liderança, e meritocracia. Essa diversidade de temas assegura um diagnóstico abrangente das políticas de engajamento das entidades participantes. Desde 2022, a Numera mantém uma base de dados que permite às EFPC acompanhar sua evolução ao longo dos anos. A consistência na metodologia garante comparabilidade e possibilita um acompanhamento preciso dos progressos e áreas a serem aprimoradas.

Para obter o Selo de Engajamento, a entidade precisa atingir uma participação mínima de 70% dos colaboradores e uma nota mínima de 75 em critérios de engajamento. Essas condições garantem que o reconhecimento seja dado apenas às entidades que realmente adotam políticas de engajamento eficazes. Além do selo, há uma premiação para as entidades que se destacam em suas categorias: grande, médio e pequeno porte. Cada grupo tem um reconhecimento para as três melhores entidades, incentivando a melhoria contínua das políticas de engajamento.

Diferente das pesquisas de satisfação ou clima organizacional, que medem apenas a percepção da satisfação dos empregados, a Pesquisa de Engajamento avalia o vínculo entre a entidade e seus colaboradores. O objetivo é criar um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo, onde os profissionais se identificam com os objetivos e valores da empresa, apresentando uma postura empenhada, otimista e colaborativa.

Clique aqui para fazer a inscrição e aqui para obter mais informações.

Shares
Share This
Rolar para cima