Semana do Aposentado homenageia razão de existir da previdência complementar

Semana do Aposentado 2021

Em formato inédito, a Semana do Aposentado teve início nesta terça-feira (26), com lives abertas e gratuitas transmitidas pelo Facebook e YouTube realizadas por Abrapp, em parceria com o Sindapp.

A programação da Semana do Aposentado continua hoje (27) e vai até sexta (29), com palestras diárias de especialistas renomado sempre às 15 horas nesses canais.

A live de abertura teve as participações do Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, e do Diretor-Presidente do Sindapp, José de Souza Mendonça, que destacaram a importância dos aposentados, a razão de existir das entidades fechadas de previdência complementar.

Na palestra “Saúde: o maior valor da vida!”, o médico geriatra Marcos Cabrera apresentou os resultados de pesquisas científicas que apontam como ter melhor qualidade de vida na vida pós-laboral.

Evento emblemático – “Este é o evento mais significativo do nosso sistema, que abre nosso calendário anual, pela simples razão de que homenageá-los hoje é a materialização de tudo aquilo que há décadas foi sonhado e desejado pelo nosso segmento”, ressaltou o Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins. “Muito mais que homenagear, gostaríamos de agradecer muito a todos por terem acreditado no nosso sistema”.

Luís Ricardo destacou a importância dos aposentados para a economia brasileira. Celebrada no calendário no dia 24 de janeiro, essa população corresponde a 31 milhões de beneficiários no regime geral de previdência e 39% da população economicamente ativa, de acordo com a última Pnad/IBGE. Em 2019, a massa de aposentados que sustentava a família com sua renda era de quase 15% da PEA.

História de sucesso – Os aposentados também comprovam a história de sucesso que há 43 anos a previdência complementar fechada constrói no país. As entidades fechadas pagam anualmente cerca de R$ 70 bilhões em benefícios para mais de 900 mil aposentados e pensionistas, e têm quase R$ 1 trilhão sob gestão.

Luís Ricardo ressaltou que o sistema é referência internacional e investe em qualificação: são mais de 8 mil profissionais certificados pelo ICSS e 12 mil capacitados pela UniAbrapp. O Sindapp, sindicato das entidades, atua na defesa do ato regular de gestão e coordena em conjunto com Abrapp e ICSS o projeto de Autorregulação, com foco em fomentar as melhores práticas no setor. O segmento também está atento ao compartilhamento de soluções e de tecnologia, facilitado pela Conecta.

Janelas de oportunidade – O Diretor-Presidente da Abrapp destacou ainda que o sistema tem se reinventado para ampliar sua rede de proteção social e alcançar um número ainda maior de pessoas, como os novos trabalhadores e o jovem nativo digital. E  aproveitar as janelas de oportunidade deixadas pela reforma da previdência e a conscientização despertada pela pandemia de COVID-19 sobre a importância de poupar para o futuro.

Para isso, o setor tem modernizado sua comunicação e aposta no crescimento dos planos família – cuja previsão é alcançar 500 mil pessoas até 2022 -, fundos instituídos, previdência complementar do servidor público e outras iniciativas de fomento à poupança de longo prazo, como a Lei de Proteção ao Poupador Previdenciário.

Abraço fraternal – O Dia do Aposentado é celebrado há mais de 30 anos, destacou o Diretor-Presidente do Sindapp, José de Souza Mendonça. “É uma justa homenagem feita e que, neste ano, sentimos falta de algo muito especial: o fraternal abraço dado a todos nessa data.  Era um encontro magnifico de muitos aposentados com os atuais dirigentes das entidades. Esperamos que essa pandemia termine, dentre outros motivos, para que possamos voltar a dar esse abraço em todos”.

Mendonça reforçou a importância da qualidade dos processos e dos profissionais das entidades para que o sistema siga cumprindo sua missão maior. “A qualificação daqueles que trabalham nas fundações, a gestão e organização das entidades também são metas nossas. É essencial, fundamental, para que haja sucesso nessa gestão. Mas saibam que tudo isso se faz para garantir ao aposentado uma velhice financeiramente digna”.

Saúde vai muito além do biológico – Com bom humor e linguagem acessível, o médico geriatra Marcos Cabrera apresentou na palestra “Saúde: o maior valor da vida!” os resultados de estudos científicos que apontam caminhos para um envelhecimento saudável. Para isso, é preciso cuidar de três tipos de saúde: física, emocional e financeira

Os cuidados com a saúde financeira na aposentadoria podem ser “terceirizados” para o sistema previdenciário, contando com a gestão de uma entidade fechada de previdência complementar, por exemplo, observou Cabrera. Contudo, não é possível terceirizar os cuidados com a saúde emocional e saúde física: esses só dependem do indivíduo.

Na velhice a capacidade física diminui, mas outras capacidades são ampliadas: a de amar, sentir gratidão e ser generoso, revelou o médico, com base em estudos científicos. E mais: estudos científicos mostram que ativar essas capacidades pode ser fator decisivo entre quem vive mais ou menos tempo.

Envelhecendo bem – Cabrera resumiu que para ter uma boa aposentadoria é preciso também cultivar um estilo de vida com saúde. E o que significa isso? Manter alimentação saudável, fazer exercícios físicos com regularidade (3 vezes por semana), dormir o suficiente (7 a 8 horas por noite) e controlar as doenças que surgirem.

Mas fora o aspecto biológico, a medicina chegou à conclusão que outras coisas têm impacto na saúde durante a velhice, observou o médico. São elas: manter-se produtivo, se informar e se informatizar, aprender coisas novas, ter amigos, vida afetiva e sexual ativas.

O estudo “Aging Well” da Universidade de Harvard (EUA), apontou os seguintes fatores para se ter uma velhice feliz: saber perdoar, ser generoso, ter gratidão, não se sentir doente (apesar da doença), ser ativo após a aposentadoria, ter felicidade no casamento e gostar da vida. Outros estudos adicionam ainda: a espiritualidade e a religiosidade como aspectos que fazem a diferença.

“Quando juntamos longevidade e vida saudável, precisamos de várias determinantes. Mas o propósito de vida faz com que nos tornemos protagonistas. Você deve ser o protagonista da sua vida”, ressaltou Cabrera, notando que aposentadoria é o período em que o indivíduo é mais livre para seguir o que pede o coração.

A Semana do Aposentado continua nesta quarta (27) e vai até sexta-feira (29), com lives diárias, sempre às 15 horas, no Facebook e no YouTube da Abrapp. O evento conta com o apoio institucional da Rede de Credenciados. Clique aqui para acessar o calendário com a programação.

Ao longo do evento serão homenageados os mais de 60 aposentados indicados pelas Associadas da Abrapp, sendo exibidos depoimentos em vídeo nas redes sociais da Associação.

Shares
Share This
Rolar para cima