O Seminário Internacional FIAP e Abrapp, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, presencialmente, no Rio de Janeiro, reunirá líderes e especialistas renomados para discutir e analisar as últimas tendências no sistema de previdência complementar em todo o mundo.
Com palestrantes nacionais e internacionais, o encontro oferecerá insights valiosos sobre as abordagens estratégicas que estão moldando o segmento e apresentará perspectivas inovadoras para o futuro, podendo auxiliar as entidades a terem uma visão privilegiada das iniciativas que estão impulsionando o sucesso das organizações no cenário internacional.
A abertura oficial será conduzida por Guillermo Arthur, Presidente da FIAP, e Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp. O evento inicia com a palestra magna, sobre a “Situação Política e Social na América Latina”, que será ministrada por Álvaro Vargas Llosa, escritor, jornalista e diretor do Centro de Prosperidade Global nos Estados Unidos. Llosa abordará as complexidades políticas e sociais da região, enriquecendo a discussão com suas perspectivas baseadas em vasta experiência e conhecimento.
Em seguida, Pablo Antolín, chefe da Unidade de Seguros e Pensões e diretor de Assuntos Financeiros e Empresariais da OCDE; e David Kaplan, especialista líder da Divisão de Mercados de Trabalho e Segurança Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); conduzirão o painel sobre “Evolução dos Sistemas de Previdência à Luz das Tendências Demográficas, do Mercado de Trabalho e das Políticas Públicas”. Eles discutirão a evolução da estrutura multipilar de aposentadorias na América Latina, a necessidade de transição para um sistema de proteção social mais flexível e dinâmico, e o impacto das pensões não contributivas.
O painel “Rumo à Universalização da Poupança Previdenciária”, abordará temas como o aumento das contribuições previdenciárias por meio do imposto sobre o consumo e a experiência do Brasil com selfies para aumentar a poupança previdenciária. O tema será discutido pelos palestrantes Rodolfo Saldain, ex-presidente da Comissão de Especialistas em Segurança Social do Uruguai; Diego Valero, professor na Universidade de Barcelona e na London School of Economics; e José Roberto Afonso, pesquisador da Universidade de Lisboa. No período da tarde, Ricardo Pena, diretor superintendente Previc discutirá ativos alternativos, diversificação internacional dos portfólios e supervisão baseada em risco no painel “Investimento dos Fundos de Pensão”.
No segundo dia do seminário, a programação começa com o painel “Inscrição Automática em Planos de Pensão: Experiência Internacional, Lições e Desafios”. Os palestrantes Miguel Pelayo, advogado e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford; e Susan St John, professora associada honorária da Universidade de Auckland, apresentarão casos do Reino Unido, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Em seguida, Paulina Yazigi, Presidente da Associação de AFP (Chile); Giovanna Prialé, Presidente da Associação de AFP (Peru); e Ana Castillo Leska, especialista do BID Lab (Uruguai), discutirão políticas públicas para fortalecer o mercado de trabalho, enfrentamento da informalidade e a economia de prata, no painel “Fortalecendo o Mercado de Trabalho”. O evento será encerrado com a cerimônia conduzida por Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp, e Guillermo Arthur, Presidente da FIAP.
Clique aqui para mais informações e inscrições.