Tema “conflito de interesses”, sugerido pelas associadas, é escolhido para ebook da Comissão de Ética

Tema "Conflito de Interesses" será abordado em e-book da Comissão de Ética do Sindapp

A Comissão de Ética do Sindapp avaliou e discutiu, em reunião nesta quinta-feira (08), as várias sugestões de temas propostos pelas associadas de Abrapp e Sindapp para um novo e-book do colegiado neste ano.

Considerando a grande variedade de comportamentos sugeridos, a Comissão deliberou por centralizá-los no tema “Ética no Ambiente da Previdência Complementar”, em dois capítulos que serão publicados no segundo semestre. O primeiro deverá abordar vários aspectos do “Conflito de Interesses”, citados pelas associadas.

“Agradecemos a todas as entidades que encaminharam sugestões. Recebemos propostas muito interessantes. Inclusive, algumas merecem ser avaliadas também por outras Comissões”, destaca Aparecida Pagliarini, Coordenadora da Comissão de Ética do Sindapp.

“Ficamos agradavelmente surpresos com a quantidade de sugestões recebidas”, ressalta o Diretor do Sindapp responsável pela Promoção da Ética, Erasmo Cirqueira Lino.

Além de conflito de interesses, assuntos relacionados a teletrabalho, diversidade, combate à lavagem de dinheiro e responsabilidade das EFPC estiveram entre os mais indicados pelas associadas na resposta à consulta pública realizada pela Comissão.

A Comissão de Ética manifesta seus agradecimentos às entidades que enviaram propostas durante a consulta, reconhecendo sua importante contribuição e espírito de colaboração com as reflexões que a Comissão deve permanentemente fazer sobre os temas. São elas: Banesprev, Centrus, Eletros, Funcorsan, Fundação Banrisul, Fundação Itaú Unibanco, Funpresp-Jud, Libertas, Néos, Petros, Prevdata, Previ e Regius. Além delas, importantes temas sobre comunicação foram sugeridos por Marisa Bravi, Secretária Executiva do Colégio de Coordenadores das Comissões Técnicas de Estratégia e Criação de Valor.

Próximo e-book – Em paralelo, os membros da Comissão de Ética já trabalham na publicação “A Responsabilidade Ética de Conselheiros e Dirigentes”. Esperada para o final deste semestre, a obra abordará questões como: a divulgação de informações e limites éticos, as decisões éticas sob enfoque ASG, o papel do conselheiro independente, a reflexão sobre a conduta ética ligada a governança, integridade e conformidade, a postura de ética de líderes e a relação entre ética e competência técnica e gerencial.

Shares
Share This
Rolar para cima