“Para ser bem-sucedido, como investidor de longo prazo, você tem que ter sangue frio; não se deixar levar pelas crises e euforias de curto prazo”, ensina Walter Mendes, Presidente da Vivest. O experiente gestor foi entrevistado na estreia do programa “Onde investir para a Previdência?”, transmitido pelo canal jornalístico MyNews Previdência, no Youtube.
A entrevista foi conduzida pela jornalista Mara Luquet, fundadora do canal. O MyNews Previdência foi lançado na semana passada e tem foco exclusivo em temas desse segmento.
Disciplina e oportunidades – Para se ter uma postura disciplinada em relação ao longo prazo, Walter ressaltou a importância de se ter foco em fundamentos e atenção aos indicadores confiáveis, que permitam analisar históricos de desempenho, por exemplo. Além de não se deixar levar pela emoção em eventos pontuais.
“Essa é uma das razões pelas quais, apesar de todo o pessimismo em relação à política, economia, incertezas, a Bolsa não tem caído mais, se mantém estável. Porque ela está relativamente barata quando se olha para o longo prazo”, notou o gestor, ao citar um exemplo de oportunidades na relação preço/lucro de empresas no mercado de renda variável.
Na renda fixa, há títulos do Tesouro Nacional com prazo acima de 10 anos pagando rendimentos de IPCA +5%, com risco baixo. Ele nota que apesar das dúvidas do mercado em relação à situação fiscal, se está longe de um risco de inadimplência por parte do governo em relação a esses títulos.
Mas não basta olhar apenas para o rendimento. Walter alertou a importância de, ao investir para a previdência e outros projetos de longo prazo, as pessoas avaliem a carteira adequada para a sua idade e perfil de investidor. Para essa avaliação, pode ser útil considerar alguns princípios, como, por exemplo, a regra “80/20”, explicada pelo gestor durante o bate-papo.
Clique aqui para assistir a essa entrevista completa no MyNews Previdência.