Denominado Life Checking, o novo serviço de informações sobre óbitos oferecido pela Conecta Soluções Associativas já conta com 17 contratações pelas associadas da Abrapp. Outras três entidades estão em fase de formalização dos contratos, que devem ser assinados nos próximos dias. Conforme noticiado pelo Blog Abrapp em Foco, entidades como a CBS Previdência, Previcel, Fusan, Ecos, Volkswagen Previdência Privada (VWPP), entre outras, já começaram a utilizar o Life Checking – leia mais.
Um número muito maior de entidades, cerca de 50, já entraram em contato com a equipe da Conecta para conhecer o produto e estão analisando sua contratação. “Gostaria de parabenizar a equipe da Conecta pela viabilização de uma solução importantíssima para nosso sistema para o aperfeiçoamento da gestão do passivo. É um produto diferenciado que ajuda muito na gestão dos planos, para evitar o pagamento indevido de benefícios”, disse Luís Ricardo Martins, Diretor-Presidente da Abrapp.
O Life Checking foi viabilizado como alternativa ao antigo Sisobi – Sistema de Informações sobre Óbitos – oferecido anteriormente através de convênio com o INSS e a Dataprev. Apesar dos inúmeros esforços da Abrapp para a aprovação de legislação específica e de gestões junto aos Ministérios da Economia e agora do Trabalho e Previdência, o convênio não foi retomado até o momento. “Enviamos uma carta recente para o Ministro do Trabalho e Previdência reiterando a demanda pela retomada do antigo Sisobi, mas ainda não tivemos êxito. O mais importante é que não ficamos parados, e a Conecta já encontrou e está oferecendo uma solução viável e eficiente”, comentou Luís Ricardo.
O produto da Conecta foi viabilizado a partir de um convênio com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que foi firmado ao final do mês de novembro do ano passado. O convênio permite à Conecta acesso à base da CRC – Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais, plataforma nacional instituída pelo CNJ e que interliga todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil.
A partir de então, a Conecta desenvolveu uma aplicação que permite o acesso a uma interface para o ingresso e consulta dos dados e informações. As informações sobre óbitos são importantes para as entidades para mitigar o risco do pagamento indevido de benefícios, explica Cláudia Janesko, Superintendente Executiva da Conecta. O Life Checking apresenta diversas vantagens em relação ao serviço anterior oferecido pelo Sisobi.
Luciana Costa Marques de Sá, Diretora Superintendente da Previndus, aprovou a utilização do Life Checking. “Já começamos a utilizar o novo serviço da Conecta. Nossa equipe está muito satisfeita com seu funcionamento. É muito melhor e eficiente que o Sisobi. A operação do Life Checking permite maior facilidade e agilidade”, comentou.
Augusto da Silva Reis, Diretor-Presidente da Néos também confirma a opção pelo serviço da Conecta. “Estamos em fase inicial da utilização do Life Checking. Estamos muito otimistas com o novo produto que irá solucionar uma questão muito importante para a gestão dos planos, que é o controle tempestivo dos óbitos”, disse.
A Fusan é outra entidade que aprovou a experiência com a utilização do produto da Conecta. “O custo é mais acessível e roda muito melhor que o Sisobi, com maior agilidade e eficiência”, comentou Cláudia Trindade, Diretora Superintendente da Fusan.
Notificações de óbitos – As associadas da Abrapp que já estão utilizando o produto totalizam cerca de 40 mil registros de participantes e dependentes. Desse conjunto, já foram notificados aproximadamente 300 óbitos até julho, informou Cláudia Janesko.
Ela explica que o principal diferencial do Life Checking é o monitoramento constante, muito mais dinâmico que outros serviços. Assim que a informação entra na Central Nacional de Registro Civil, ocorre a atualização e notificação do óbito. Além disso, a informação chega junto com uma síntese cadastral, que traz dados adicionais sobre os óbitos, onde foram registrados, em qual cartório e o número do registro.
O Life Checking conta com uma Infraestrutura compartilhada, que permite a acessibilidade para as entidades de todos os portes, inclusive as menores, em termos de segurança e criptografia de dados. O convênio firmado permite o acesso à totalidade do território nacional, mitigando o risco de homônimos, pois a atualização ocorre com o número do CPF.
A maior escala do serviço para todas as entidades é possível graças à infraestrutura tecnológica desenvolvida pela Conecta, que atuou com sua missão de catalisadora de informações para oferecer condições diferenciadas de acesso e de custo para as associadas da Abrapp.