A fundação Viva de Previdência completou 49 anos de existência no dia 10 de setembro. Atualmente, a entidade possui 53 mil participantes, gerencia aproximadamente R$ 3 bilhões de reais de patrimônio e administra seis planos. Em sua trajetória, vem acumulando várias certificações do mercado, como o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos e a ISO 56.002.
“Por suas características, a Viva está totalmente preparada para os próximos movimentos do mercado”, afirma Silas Devai Jr., Diretor-Presidente da fundação. A agenda de novos produtos da instituição teve início em 2019, com o lançamento do Plano Viva Futuro, criado para a família e pessoas vinculadas aos participantes e às entidades representativas ligadas à Viva.
Já em 2021, a entidade lançou o plano Viva Federativo, voltado exclusivamente para atender aos entes federativos na gestão do Regime de Previdência Complementar (RPC). Atualmente a Viva atende três cidades: Manaus (AM), Presidente Prudente (SP) e Santana de Parnaíba (SP). “Quando digo que estamos prontos para os novos momentos, esse é um bom exemplo. Está no nosso DNA atender esse mercado”, avalia Devai.
Outro fato importante foi a transferência do gerenciamento de planos como o do Instituto Brasileiro de Atuária (IBAPrev), onde a Viva assumiu um patrimônio adicional de aproximadamente R$ 550 milhões. Esse movimento ocorreu também com o ANAPARprev, que envolveu a gestão de um patrimônio adicional com o mesmo valor aproximado.
A entidade também aproveitou a comemoração para relançar seu canal no Youtube, com o objetivo de receber e amparar os novos participantes. O perfil traz conteúdos que esclarecem dúvidas sobre o plano de previdência complementar, além de ensinar a fazer esse tipo de planejamento.