Petros lança websérie sobre seguridade – A instituição lançou, no dia 15 de setembro, uma websérie no YouTube de seis episódios chamada “Por dentro da seguridade”, para explicar de forma didática como é feita a gestão dos passivos dos planos.
A iniciativa faz parte do compromisso da Petros com a transparência e do seu programa de educação financeira e previdenciária. No primeiro episódio, o Diretor de Seguridade, Akira Miki, explica o que é o passivo atuarial dos planos, como é calculado e reajustado.
Clique aqui para assistir o episódio 1.
Funpresp-Exe publica texto sobre dificuldades em investir individualmente – Como parte do seu programa de educação financeira e previdenciária, a entidade publicou em seu site um texto para alertar seus participantes dos problemas e dificuldades em ingressar no mercado financeiro de forma autônoma.
O texto utilizou como exemplo a seguinte comparação: um participante que aderiu à instituição na sua criação e contribuiu regularmente, alcançou uma rentabilidade de 153,54% no plano ExecPrev. Se essa mesma pessoa tivesse optado por investir sozinho, precisaria alcançar um rendimento acumulado de 664,68% para ter hoje o mesmo patrimônio.
Esse rendimento equivale a cerca de 24% ao ano, o que é muito difícil de se alcançar e de se manter a longo prazo individualmente.
Clique aqui para ler na íntegra.
Déficit de plano BD do Postalis entra na pauta de equacionamento – Em uma visita recente à Adcap – Associação dos Profissionais dos Correios -, o Diretor de Gestão Previdenciária do Postalis, Carlos Alberto Zachert, abordou a obrigatoriedade do Instituto em equacionar o déficit do Plano de Benefício Definido (PBD) de 2021 até o final deste ano.
Em 2021, o Postalis enfrentou dificuldades com a conjuntura econômica agravadas pelo não equacionamento dos déficits anteriores até 2020. Pelas normas do sistema de previdência complementar (Resolução CNPC nº 30/2018), a entidade tem a obrigação legal de equacionar o déficit de 2021 até o final deste ano.