As apresentações dos Projetos Aplicados da 7ª turma do MBA em Gestão de Previdência Complementar, realizada pela UniAbrapp em parceria com o Ibmec, tiveram início na última quarta-feira, 18 de janeiro, e terminam nesta quinta-feira, dia 19. Os projetos correspondem aos trabalhos de conclusão do curso e passam por avaliação de uma banca composta pelo Diretor-Presidente da UniAbrapp, Luiz Paulo Brasizza (foto no topo), o Coordenador do Ibmec, Cristiano Corrêa, e o Orientador da turma, Lucas Nóbrega.
A ação demonstra o compromisso da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) com a educação e a formação dos novos líderes no segmento e o interesse dos profissionais e das empresas por aprendizado contínuo e de qualidade.
Luiz Brasizza ressaltou a marca de cerca de 200 formados pelas sete turmas de MBA realizadas desde 2016 até o momento. “Estamos cumprindo o objetivo de criar mentes pensantes para nosso setor. Já analisei o teor dos trabalhos e parabenizo a todos pelo excelente nível dos projetos”, disse na abertura das apresentações. Ele também destacou o momento favorável ao crescimento do setor, com a multiplicação de planos família, setoriais e dos entes federativos.
Cristiano Corrêa explicou que o MBA apresenta um grande composto com disciplinas diversificadas que tem a intenção de ajudar no desenvolvimento de diversas competências, além de ressaltar a importância do curso para o desenvolvimento da Previdência Complementar.
“Eu pessoalmente acredito na Previdência Complementar. Não há outra forma de garantir poupança de longo prazo sem ela. Por isso, o MBA é um curso fundamental. Estamos bastante felizes com os resultados dos projetos finais dos formandos”, comentou o Coordenador do Ibmec.
Para Lucas Nóbrega (foto acima), o curso “foi um processo de evolução em que os trabalhos foram tomando forma. É muito interessante que os grupos foram formados por profissionais de diferentes backgrounds e entidades”. Ele afirmou ainda que espera que alguns dos trabalhos sejam levados para serem apresentados nos eventos da Abrapp, como por exemplo, o Encontro de Estratégias e Criação de Valor e o Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP).
Os temas apresentados no primeiro dia (18/01) foram os seguintes: Figital Relacionamento e Comunicação Nesse Mundo Novo (grupo: Alexandre Martins Vita, Alois Kaesemodel Neto, Ariane Caroline Damacena de Souza, Glauce Leite de Faria, Patricia Regina Juraski); Governança Corporativa das EFPC e o Dever Fiduciário dos Administradores (grupo: Ana Silvia Puleghini, Angela Maria Bertoli, Juliana Nedda Pinto, Leonardo de Moura Capucho Ramos, Livia Pagani de Paula, Priscila da Costa Batista dos Santos, Rafael Schwarzwalder); Erros e Acertos nos Planos Família (grupo: Bianca Camba Eduardo, Daniel Oliveira Coelho, Emidio Casagrande, Luisa Alboretti, Nelson Vilmar Dill, Silvane Neuhaus, Simone Drinckwater Salgado Lacerda).
Já no segundo dia (19/01) os temas serão os seguintes: Estratégias dos fundos de pensão para mitigar o risco de frustração dos participantes nas modalidades de planos de Contribuição Definida e Contribuição Variável (grupo: Giovanna Joanelli Silva Silveira, Karyn Luzia Maria Vendas Bellini, Marcílio Quintino Correia da Silva, Max Mendes Pereira do Rego, Priscila Leitão Paes, Rodrigo Rodrigues Netto); Previdência Complementar para Geração Z (grupo: Andre Barbosa Barreto Duarte, Daniel Conte, Geisa de Farias Barreiros, João Caixeta Domingues, Ricardo Augusto Pin Pereira, Thais Beraldo Amaral); Como fazer a Gestão da Reserva Previdenciária para Alongar o Recebimento do Benefício de Aposentadoria (grupo: Angela de Moraes Acerbi, Bianca Caroline Cordeiro Demochoski, Catia Keiko Sinto, Elaine Maria Pacheco da Silva, José Dória Pupo Neto, Marisa Aparecida Nogueira Matias, Ricardo Gobbi).