O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, concedeu entrevista para a revista “Isto É Dinheiro”, que foi publicada nesta sexta-feira, 10 de fevereiro. Durante a entrevista foram abordados alguns dos assuntos mais recentes e de importância para o segmento, como o impacto da crise da Americanas nas EFPCs.
“Segundo Jarbas de Biagi, os principais fundos de pensão tiveram perdas apenas residuais com debêntures e ações da Americanas. Mesmo assim, o setor irá entrar na Justiça para exigir reparações financeiras decorrentes da fraude contábil que está sendo investigada”, aponta a reportagem.
Além disso, o dirigente falou sobre como o segmento enfrentará a concorrência do Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra, um novo produto lançado recentemente pelo Tesouro Direto. Biagi ressaltou ainda que, pela ótica positiva, o fato de o governo pautar esse assunto ajuda na questão da educação financeira e previdenciária.
O Diretor-Presidente apontou também que existem 3,7 milhões de participantes no Sistema Fechado e um universo de cerca de 6,5 milhões de pessoas que ganham acima do teto da Previdência Social, que não tem planos de Previdência Complementar. “Ainda temos uma avenida para percorrer em educação financeira e previdenciária”, afirmou.
Jarbas ainda comentou sobre a relação das entidades de previdência com o novo governo. Para ajudar o governo em projetos de infraestrutura observando rentabilidade e liquidez, é preciso atrair novos participantes e recursos. Ele mencionou também a audiência com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, tendo encontrado receptividade positiva às propostas apresentadas pela Abrapp.
Clique aqui para ler a entrevista completa na íntegra