Após período de reestruturação com uma nova formação, o Comitê de Ética, agora sob o guarda-chuva da Abrapp, mantém sua plena atividade e avança em diversas iniciativas. Nesta terça-feira, 10 de maio, os membros do comitê realizaram a segunda reunião ordinária do órgão, para avaliar o andamento de diversas iniciativas tais como a elaboração e aprovação do Regimento Interno, revisão do Código de Condutas, fomento de frentes de capacitação e participação em seminários, fomento à produção de textos temáticos e relações com outras entidades com o tema da ética.
A segunda reunião foi conduzida pelo Coordenador do comitê, Mauro Motta Figueira, da Vexty, que informou sobre os avanços dos trabalhos. O principal ponto de evolução foi a conclusão e aprovação do regimento interno pelos membros do comitê. A aprovação do documento foi realizada no início deste mês, após realização de reunião extraordinária do grupo no último dia 2 de maio. “O regimento interno já está elaborado e será apreciado pelo Conselho Deliberativo da Abrapp. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram com a construção do documento, em especial ao Gerson [Falcucci], ao [Eduardo] Lamers e ao Carlos Frederico [Rangel]”, que conduziram essa frente de trabalho, disse Mauro.
A próxima reunião do CD da Abrapp está marcada para o dia 18 de maio, quando o regimento do Comitê de Ética será apreciado e levado à votação.
Os próximos passos do órgão serão a elaboração do Código de Ética da Abrapp e a atualização do Código de Condutas, sendo que ambos devem ficar prontos ainda esse ano.
Paralelamente, os membros do órgão estão se coordenando para avançar com as demais funções definidas desde o início dos trabalhos do grupo. Outra atividade prevista é a participação em eventos importantes do setor, como o Seminário “Dever Fiduciário”, previsto para o próximo dia 5 de julho e o Espaço Boas Práticas do Congresso Brasileiro de Previdência Privada (de 18 a 20 de outubro de 2023).
A produção de materiais e artigos constitui mais uma frente de ação que começa a funcionar dentro do Comitê, com a elaboração dos primeiros escritos que serão publicados no Blog Abrapp em Foco e outros veículos do setor. A função de relações com outras entidades também está ativa, com a previsão dos primeiros contatos institucionais para apresentação do novo formato e objetivo do Comitê de Ética com instituições parceiras do sistema .
Além do Coordenador Mauro Figueira, também fazem parte da nova composição do Comitê os seguintes dirigentes: Armando Quintão Bello de Oliveira Júnior (Prevcom-MG), Carlos Frederico Rangel de Carvalho Silva (Fapes), Eder Luiz Menezes de Faria (BB Previdência), Ezequias Cândido de Paula (Elos), Gerson Wlaudimir Falcucci (Economus) e Lucas Ferraz Nóbrega (Fundação Libertas).