A Abrapp participou, na última terça-feira, 11 de julho, de evento organizado pela Associação dos Fundos de Pensão do Paraná (Previpar) e que reuniu mais de 70 profissionais das associadas, em Curitiba, no Paraná. O tema do evento foi “Construindo o Futuro da Previdência Complementar”.
O Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, esteve presente como palestrante e apresentou o panorama atual das Entidade Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Também estiveram presentes Eduardo Lamers, Assessor da Superintendência-Geral da Abrapp; Cláudia Trindade, Diretora-Presidente da Previpar e Vice-Presidente da Abrapp; Otto Armin Doetzer, Diretor Executivo da Previpar; e demais Diretores das EFPC Associadas à Previpar.
O evento teve como objetivo debater os principais desafios que as fundações enfrentarão nos próximos anos e orientá-las no processo de elaboração do planejamento estratégico. Para Claudia Trindade, o evento ocorreu em um momento oportuno, de transformação, com novas tecnologias, novo cenário, novas culturas, e tudo mudando muito rapidamente.
“É preciso analisar os cenários, refletir sobre os futuros possíveis e traçar uma linha de planejamento que nos conduza para o cumprimento do nosso propósito de cuidar de pessoas, sem perder nunca o foco da sustentabilidade”, destacou Trindade.
Assim, Devanir Silva iniciou sua palestra destacando como a alta longevidade das pessoas e, em contrapartida, a redução na taxa de filhos por casal, além de novos modelos de trabalho e o avanço das tecnologias impactam o setor.
Diante disso, ele destacou que é preciso percorrer as oportunidades, “Há espaços para serviços compartilhados, para a busca de soluções para o coletivo, que é o objetivo da Abrapp também”, disse na ocasião.
Devanir Silva também apresentou ao público os principais projetos da Abrapp estabelecidos no Planejamento Estratégico da Associação: Previdência Complementar para Todos; Sem Fins Lucrativos Sim, Fechada Nunca Mais; Expansão ou Morte; Operação Descomplica; Projeto de Gestão – A Maior de Todas as Tecnologias; Força do Coletivo – Compromisso com o Futuro.