O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, realizou reuniões com o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, com o Secretário de Regimes Próprios e Complementar, Paulo Roberto dos Santos Pinto, e o Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena, nesta terça-feira, 25 de julho, em Brasília. O motivo principal das reuniões foi a confirmação da participação das três autoridades no 44° Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que será realizado em formato híbrido em São Paulo e plataforma online, de 18 a 20 de outubro de 2023. Também foram tratados outros temas de interesse do sistema e do governo.
“Tivemos reuniões muito proveitosas em que conversamos sobre a evolução do segmento, medidas de fomento, tais como, o descomplica, regras de investimentos, simplificação da regulação, proteção aos contratos e proposta tributárias, entre outros temas”, explica Jarbas de Biagi. Ele comenta que um dos temas centrais tratados nos encontros foi a agenda de fomento da Abrapp e de suas associadas dirigidas para a atração de maior número de participantes e criação de novos planos. As reuniões contaram também com a participação dos Diretores Vice-Presidentes da Abrapp, José Roberto Peres e Silas Devai Jr., ambos da regional Centro-Norte.
Dentro dos temas, o Diretor-Presidente da Abrapp falou sobre a evolução do Grupo de Trabalho para Revisão da Regulação e sobre as propostas de novos modelos de planos, além da flexibilização das regras do PGA.
Na reunião na Previc, além de Ricardo Pena e dos dirigentes da Abrapp, também participaram as seguintes autoridades da autarquia: Diretor de Administração, Leonardo Zumpichiatti de Campani Rodrigues; do Diretor de Licenciamento, Guilherme Capriata Vaccaro Campelo Bezerra; e do Coordenador-Geral de Orientação de Atuária e Contabilidade Christian Aggensteiner Catunda.
Reformas financeiras – Durante as reuniões com o Ministro da Previdência e o Secretário, Jarbas de Biagi também falou sobre a importância da Agenda de Reformas Financeiras (ARF). Ele agradeceu os esforços das autoridades em abrir espaço para as pautas da Abrapp e da Previdência Complementar na definição dos temas da agenda. “É uma agenda muito importante, pois a maioria dos temas que foram pautados afetam direta ou indiretamente nosso segmento”, comentou.
Jarbas de Biagi destacou a boa recepção e disponibilidade das três autoridades que confirmaram a presença e participação no 44° CBPP. “Todos eles já confirmaram a participação na cerimônia de abertura do nosso Congresso que será realizado em outubro”, completa.